Cooabriel revela os campeões do XVI Concurso Conilon de Excelência

Publicado em 25/10/2019 09:41

Foram revelados na tarde desta quarta-feira (23) os nomes dos campeões e premiação dos primeiros colocados do XVI Concurso Conilon de Excelência Cooabriel. O evento, que reuniu mais de 200 pessoas foi realizado em São Gabriel da Palha.

Criado pela Cooabriel no ano de 2003, o concurso busca incentivar e premiar os sócios que produzem e apresentam cafés de excelentes qualidades. Trata-se do primeiro concurso voltado para conilon registrado no Brasil.

“A qualidade do café que acontece no mínimo 80% pós-colheita, pode ser a ferramenta espetacular para mudarmos a realidade em nossas propriedades que na maioria das vezes pode ser desenvolvida com ações simples e sem investimentos significativos que poderão trazer excelentes resultados, a curto, médio e longo prazos”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

O concurso recebeu 69 amostras de café conilon produzidos pelos sócios na safra 2019 e quinze chegaram à final, sendo dez classificados na categoria natural e cinco da categoria cereja descascado.

Foram premiadas as categorias de cafés produzidos pelos sistemas de café natural e cereja descascado. Participando do concurso pela quinta vez, o produtor de Alto Rio Novo, Adair Batista Borges, foi o primeiro colocado em café natural. “Para este ano, selecionei com mais atenção os clones e investi na secagem. Tenho planos de fazer lotes especiais de café”, relatou.

O produtor de São Gabriel da Palha, Rodrigo Marcio Rigo, celebrou a conquista do primeiro lugar na categoria cereja descascado pela segunda vez. “Procuro sempre aguardar a maturação completa dos grãos e invisto no beneficiamento. Seria muito importante que mais produtores investissem em grãos de qualidade porque há muita procura pelas empresas”, explicou.  

Tags:

Fonte: Cooabriel

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café abre agosto pressionado pela safra brasileira, apesar da preocupação do setor
Com 75% de área colhida, recebimento da Cooxupé deve ficar abaixo de 7 milhões de sacas na safra 24
Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia