Uganda espera que exportações de café avancem 16% na safra 2019/20

Publicado em 23/10/2019 14:01

Por Elias Biryabarema

CAMPALA (Reuters) - A Uganda estima que suas exportações de café no ano-safra de 2019/20 serão cerca de 16% maiores que as da temporada anterior, alavancadas pelo clima favorável e pelo aumento na área de plantio graças ao amadurecimento de novos pés, disse uma autoridade do país nesta quarta-feira.

James Kizito Mayanja, diretor de Inteligência e Informação de Mercado da estatal Autoridade para o Desenvolvimento do Café de Uganda (UCDA, na sigla em inglês) disse à Reuters que os embarques dos grãos na safra de 2019/20 (outubro a setembro) podem atingir 5,1 milhões de sacas de 60 kg, ante 4,4 milhões de sacas exportadas na temporada passada.

"Tivemos uma boa safra no ano passado e esperamos uma produção ainda maior neste ano, devido ao clima favorável... Além disso, o programa de plantio está começando a render frutos, pois vemos que a maior parte dos pés que plantamos está agora amadurecendo", afirmou Mayanja.

O café foi por muito tempo a única grande commodity de exportação da Uganda, mas acabou ultrapassado pelo ouro, cujos embarques neste ano superavam a marca de 1 bilhão de dólares em junho.

A Uganda é também a maior exportadora de café da África, seguida pela Etiópia. O país cultiva predominantemente a variedade robusta.

(Reportagem de Elias Biryabarema)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café abre agosto pressionado pela safra brasileira, apesar da preocupação do setor
Com 75% de área colhida, recebimento da Cooxupé deve ficar abaixo de 7 milhões de sacas na safra 24
Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia