Desafio Startup UFLA transforma projetos de extensão e pesquisa em negócios de alto impacto

Publicado em 02/10/2019 16:13

As startups AgroSpectra, Rotas e EasyCana foram as grandes vencedoras do Desafio Startup UFLA, jornada que transformou iniciativas advindas de núcleos de estudo, empresas juniores, Programas de Educação Tutorial (PETs) e de projetos de pesquisas de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em startups, ou seja, negócios inovadores, repetíveis, escaláveis, de base tecnológica e alto impacto.

O evento, que aconteceu de 26 a 28/09 no InovaHub – hub de startups da Agência de Inovação do Café (InovaCafé), reuniu mais de 60 pessoas divididas em 13 equipes. O Desafio contou com a parceria das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEC), Pesquisa (PRP) e Pós-Graduação (PRPG), da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec) e da Galax/Fundecc, além do apoio das empresas OralDents, AnimalNutri e 4Seasons.

Conteúdos

Durante três dias, as equipes receberam conteúdos e mentorias para que tivessem condições de modelar seus produtos/serviços/objetos de estudo, construindo soluções para as demandas da sociedade. No primeiro dia, o desafio trouxe a proposta de mudar o mindset (configuração de pensamento e modo de agir), desconstruindo antigos paradigmas e permitindo a abertura para a identificação e resolução de problemas.

O segundo dia tratou da validação de dor de mercado, promovendo um primeiro contato com potenciais clientes e a proposição de soluções tecnológicas para suprir as carências do mercado. O terceiro e último dia foi focado no pitch (discurso de venda), preparando para a apresentação dos resultados obtidos ao longo do evento.

Premiação

A primeira colocação ficou com a AgroSpectra (pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira), que propõe, por meio da espectroscopia NIR, avaliar a qualidade do café. A startup recebeu R$ 1.000,00, encaminhamento para programa de pré-aceleração no InovaHub, um computador de mesa e ingressos para os “300 Dias/4Seasons”.

A segunda colocação ficou com a Rotas (Núcleo de Estudos em Práticas de Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica), com a criação de rotas otimizadas para a coleta seletiva de lixo. O prêmio foi de R$ 500,00, além do encaminhamento para programa de pré-aceleração no InovaHub.

A terceira colocação ficou com a EasyCana, com a aplicação de robótica e automação para a obtenção de semente sintética de cana de açúcar. A startup será encaminhada para programa de pré-aceleração no InovaHub.

Conforme edital, a AgroSpectra, por estar relacionada à cadeia produtiva do café, será automaticamente encaminhada para a banca de seleção do Avança Café em uma próxima edição do programa.

Tags:

Fonte: InovaCafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café abre agosto pressionado pela safra brasileira, apesar da preocupação do setor
Com 75% de área colhida, recebimento da Cooxupé deve ficar abaixo de 7 milhões de sacas na safra 24
Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia