ABIC consagra vencedores do Prêmio Melhores da Qualidade

Publicado em 19/09/2019 11:23

No Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro, a ABIC realizará a premiação Melhores da Qualidade 2018/2019 no hotel Renaissance, em São Paulo. A premiação foi criada em 2006 e é um reconhecimento de sucesso certificando excelência em produto e qualidade.

“É uma data relevante mundialmente para o mercado e aproveitamos para reconhecer o desempenho das empresas ao longo dos últimos doze meses, safra 2018/2019”, explica Ricardo Silveira, presidente da entidade.

Estar atualizada com as demandas do mercado é uma das premissas da ABIC, que neste ano alterou o regulamento incluindo novos critérios de avaliação. Nesta edição a premiação das categorias foi segmentada pelo porte das empresas e valorizou os produtos que, além de obterem as maiores notas de qualidade global da categoria, estamparam o Selo de Qualidade nas suas embalagens.

“Percebemos o movimento do mercado e novas empresas surgindo com foco em melhorar a qualidade da bebida que oferecem ao consumidor. Por isso, optamos por ampliar para empresas de pequeno, médio e grande porte, nas categorias Tradicional, Extraforte, Superior e Gourmet e valorizar as marcas que usam nossa certificação na embalagem,  pois auxiliam a entidade a promover a educação para o consumo", destaca Ricardo.

A seleção das empresas é feita de acordo com o monitoramento realizado pelo Programa da Qualidade do Café – PQC - realizado a partir de coletas de aproximadamente 5 mil amostras de café em prateleiras de supermercados, empórios, panificadoras e padarias. “É um processo amplo, que envolve mais de 30 técnicos especializados em avaliação da qualidade do café e utiliza três laboratórios credenciados. Neste ano atingimos mais de 1000 marcas e certificadas pelo programa!”, explica.

As amostras são encaminhadas para laboratórios e avaliadas sensorialmente em uma escala de 0 a 10 pontos, onde o nível mínimo de qualidade do café deve ser 4,5 pontos. E os melhores cafés têm qualidade acima de 7,3 pontos. O presidente explica que a ABIC se preocupa também com toda a cadeia de café e por isso avalia muito além de atributos sensoriais como a fragrância do pó, o aroma da bebida, a acidez, o amargor e etc. “Nos preocupamos com as boas práticas de fabricação em todo os seus processos de industrialização, com a sustentabilidade das etapas e as notas constantes, em todas as análises periódicas do PQC”, diz Ricardo.

Durante a cerimônia de premiação no hotel Renassaince, será possível degustar cafés vencedores e ampliar o networking, além de uma ótima oportunidade de troca de conhecimento entre os presentes.

Data: 01 de outubro de 2019
Local: hotel Renaissance – Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulistano – São Paulo

Tags:

Fonte: ABIC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café abre agosto pressionado pela safra brasileira, apesar da preocupação do setor
Com 75% de área colhida, recebimento da Cooxupé deve ficar abaixo de 7 milhões de sacas na safra 24
Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia