Com programação especial, Bolsa Oficial de Café completa 97 anos

Publicado em 06/09/2019 10:53

O Museu do Café, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, promoverá atividades gratuitas no próximo sábado (7), data que marca os 97 anos do edifício em que funcionou a Bolsa Oficial de Café, na cidade de Santos. Inaugurada em 1922, a construção situada na Rua XV de Novembro, 95, no centro histórico, representa uma parte importante da trajetória do município e de São Paulo.

Às 10h, o pesquisador Marc Storms receberá o público para um bate-papo sobre o trabalho de Adrien Henri Vital van Emelen, pintor e escultor responsável pelas estátuas da Torre do Relógio, que simbolizam etapas essenciais na cadeia produtiva do grão: agricultura, comércio, indústria e navegantes. Os interessados no “Ciclo de Diálogos” podem fazer a inscrição, sem custo, pelo e-mail: inscricao@museudocafe.org.br.

Quem visitar o museu às 16h será presenteado com o espetáculo da orquestra de violas “Cultura Caipira de Valinhos”. O repertório terá como foco sucessos do gênero consagrados por compositores brasileiros, com destaque para o interior e sertão do País. Os visitantes que desejarem participar da ação podem comparecer ao Salão do Pregão, espaço onde o grupo realizará o show.

Arquitetura
O edifício da Bolsa Oficial de Café é conhecido pela arquitetura eclética, resultado da combinação de diversos movimentos arquitetônicos em uma única obra, sem produzir um novo estilo. No prédio predominam o neoclássico e o barroco.

Em 12 de março de 2009, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Antes disso, o palácio já era tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), em esfera estadual.

Serviço
Museu do Café
Local
: Rua XV de Novembro, 95 – Centro histórico – Santos – SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h
Ingresso: R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museudocafe.org.br

Tags:

Fonte: Governo de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café abre agosto pressionado pela safra brasileira, apesar da preocupação do setor
Com 75% de área colhida, recebimento da Cooxupé deve ficar abaixo de 7 milhões de sacas na safra 24
Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia