Nova disciplina ofertada pelo DGA aborda o universo das startups

Publicado em 29/08/2019 09:50

Tiveram início, no dia 20 de agosto, as aulas da nova disciplina eletiva “Agrostartup: empreendedorismo e inovação no agronegócio”, ofertada pelo professor do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA), Luiz Gonzaga de Castro Júnior. Todo o conteúdo será ministrado no InovaHub, hub de startups localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O próprio local servirá como base de apoio, disponibilizando mentorias e conteúdos extras de empreendedorismo e inovação.

“A motivação para a criação da disciplina se dá em consonância com uma recente tendência do mercado, que enxerga na tecnologia uma alternativa para a melhoria de diversos setores, como o agronegócio”, explicou Castro Júnior. Ao simples toque na tela de um celular, por exemplo, é possível ter acesso a aplicativos que permitem o controle da produção agrícola, o uso de defensivos, previsões meteorológicas etc. “Dessa forma, os conteúdos oferecidos visam impulsionar a criação de startups que propõem soluções tecnológicas focadas, sobretudo, na resolução dos principais problemas da área”, destacou o professor.

Dentro da grade programática os alunos poderão ter acesso a uma ideia básica de modelagem de negócios, além de conhecimentos sobre Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, Trilha Empreendedora da UFLA e do Vale dos Ipês, Ideação, Validação de Dor de Mercado, Mínimo Produto Viável (MPV), Pitch (discurso de venda), Técnicas de Oratória, Apresentação Pública (Demoday), dentre outros. “A intenção é identificar e pontuar problemas reais para que, em torno disso, possamos estimular o desenvolvimento de soluções, produtos e novos negócios”, concluiu.

Tags:

Fonte: InovaCafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café abre agosto pressionado pela safra brasileira, apesar da preocupação do setor
Com 75% de área colhida, recebimento da Cooxupé deve ficar abaixo de 7 milhões de sacas na safra 24
Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia