Confirmado risco de geadas na zona cafeeira do Paraná

Publicado em 05/07/2019 11:28
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) confirmam o risco de geadas com potencial de causar danos às lavouras paranaenses de café nas madrugadas de sábado (6) e domingo (7).
 
A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas.
 
Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.
 
Nos dois casos (lavouras novas e viveiros), a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.
 
Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro, e depois retirada com as mãos.
 
Mais informações sobre o “Alerta Geada” e técnicas de proteção de cafeeiros podem ser obtidas nos endereços www.iapar.br, www.simepar.br, ou ainda pelo disque-geada (43) 3391-4500.
 
IAPAR CLIMA – A partir deste ano, o avisos de “Alerta Geada” passam a ser divulgados também pelo aplicativo IAPAR Clima, que está disponível para aparelhos Android e pode ser baixado gratuitamente no Google Play

Tags:

Fonte: Iapar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia
Safra de café do Brasil em 2025 pode ter perdas devido ao clima, diz Cooxupé
Café fecha 4ª-feira (31) em queda, mas termina julho no positivo