CNC: Mesmo com bom volume, Brasil deverá absorver toda a safra deste ano estimada pela Conab

Publicado em 18/01/2019 12:56
Com base nas projeções de exportação e consumo interno, CNC pondera que colheita será insuficiente para honrar compromissos e estoques recuarão para níveis ainda mais baixos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, ontem (17), seu primeiro levantamento para a safra 2019 de café no Brasil. A estatal apontou a colheita entre 50,48 milhões e 54,48 milhões de sacas de 60 kg. Se confirmados, os números representarão uma queda de 11,6% a 18,1% na comparação com as 61,7 milhões de sacas produzidas em 2018.

Segundo a previsão da Conab, a safra de arábica se situará entre 36,12 milhões e 38,16 milhões de sacas, com declínios de 19,6% a 23,9% frente à colheita antecedente, movimento puxado pela bienalidade característica da variedade. Já o conilon somará de 14,36 milhões a 16,33 milhões de sacas, com crescimento entre 1,3% e 15,2% devido às condições climáticas mais favoráveis e por não sofrer tanto os impactos do ciclo bienal de baixa.

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, anota que, mesmo diante de um bom volume produzido, o Brasil deverá absorver toda a safra deste ano e usar parte de seus já reduzidos estoques.

"Entre exportação e consumo interno, temos uma previsão para o uso de aproximadamente 61 milhões de sacas, o que já supera as 54,5 milhões de sacas da previsão superior e indica o uso de 6,5 milhões dos nossos estoques, que já estão em níveis historicamente baixos. A safra recorde do ano passado foi fundamental nesse sentido, pois permitiu que possamos honrar nossos compromissos internos e externos", argumenta.

De acordo com prognósticos veiculados na imprensa, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) acredita que os embarques do produto nacional cheguem a aproximadamente 37 milhões de sacas em 2019. Já a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) projeta o consumo nacional em 23,8 milhões de sacas, o que totaliza uma demanda de 60,8 milhões de sacas na safra corrente.

Tags:

Fonte: CNC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após abrir dia em alta, café registra perdas nas bolsas de Nova York e Londres
Café itensifica alta dos preços futuros em Nova York no início desta quarta-feira (31)
Café/Cepea: Preço médio do arábica é o maior desde fev/22
Em dia de volatilidade, café fecha com leve variação positiva em NY e negativa em Londres
Embrapa Café lança publicação sobre métodos de seleção genética no melhoramento do cafeeiro arábica
Café volta a registrar preços positivos nas bolsas de Nova York e Londres