CNC debate no IPA andamento do Projeto Carponis I

Publicado em 23/11/2018 14:29
Intenção é criar o primeiro satélite de sensoriamento remoto óptico brasileiro a gerar imagens de alta resolução do território nacional

Na terça-feira, 20 de novembro, o Conselho Nacional do Café (CNC) participou de reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir o andamento do Projeto Carponis I, em desenvolvimento pela parceria entre Força Aérea Brasileira (FAB) e Embrapa Territorial.

O Carponis I, com previsão de lançamento em 2021, será o primeiro satélite de sensoriamento remoto óptico brasileiro a gerar imagens de alta resolução de todo o território nacional. O papel da Embrapa será de definição e validação dos sensores e de distribuição das imagens para o uso civil.

Para Silas Brasileiro, presidente do CNC, esse projeto é estratégico também para a cafeicultura brasileira, pois facilitará avanços e atualizações do mapeamento do parque cafeeiro nacional, além do monitoramento das safras, com impacto positivo no aprimoramento das estatísticas do café.

“O grande diferencial será o menor custo, já que a FAB compartilhará com todo o governo do Brasil o banco de imagens do Carponis I. Atualmente, as imagens de alta resolução são compradas de outros países”, explica.

Brasileiro conclui que o CNC continuará trabalhando no âmbito do Instituto Pensar Agro (IPA) para garantir a aprovação de recursos orçamentários para o andamento deste projeto dentro do cronograma previsto pela FAB.

Tags:

Fonte: CNC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café itensifica alta dos preços futuros em Nova York no início desta quarta-feira (31)
Café/Cepea: Preço médio do arábica é o maior desde fev/22
Em dia de volatilidade, café fecha com leve variação positiva em NY e negativa em Londres
Embrapa Café lança publicação sobre métodos de seleção genética no melhoramento do cafeeiro arábica
Café volta a registrar preços positivos nas bolsas de Nova York e Londres
Preço do café abre esta terça-feira com queda em Nova York e Londres