Café: Principal florada da safra 2019/20 é registrada em áreas produtoras do Brasil

Publicado em 25/09/2018 17:03

A florada principal do café na safra 2019/20 abriu nesta semana na maior parte das áreas produtoras do Brasil, segundo mostram imagens enviadas por produtores ao Notícias Agrícolas e postadas em redes sociais. Por conta da alta produção neste ano e déficit em algumas áreas, pairam preocupações.

"Registramos uma florada menor no início de setembro, mas acredito que essa [desta semana] terá plena abertura e será a florada principal da safra 2019. Ainda pode acontecer mais uma, mas em menor proporção", explica o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, em Franca (SP), Marcelo Jordão Filho.

Segundo o especialista, as lavouras que tiveram alta produção nesta temporada tendem a ter florada uma florada pequena e devem produzir pouco no ano que vem. Já as plantações que produziram pouco em 2018, por conta da bienalidade, devem ter uma florada normal e produzir mais na próxima temporada.

    

As chuvas recentes contribuíram para o florescimento das lavouras. No entanto, já pairam dúvidas com o pegamento dessas floradas. "Por conta déficit hídrico que antecedeu as chuvas, as lavouras entraram para florada com baixo potencial de enfolhamento, o que pode comprometer o pegamento", disse Filho.

Veja mais:
» PR: Florada do café sinaliza produção maior para 2019, diz Seab

A colheita da safra 2017/18 está praticamente finalizada no Brasil. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou na última terça-feira (18) que a produção brasileira de café pode totalizar neste ano 59,9 milhões de sacas beneficiadas de 60 kg. A maior da história.

De acordo com mapa do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), precipitações acumuladas entre 7 e 50 milímetros foram registradas no estado de Minas Gerais e São Paulo nos últimos cinco dias. Já o Paraná teve chuvas mais volumosas no período.

Veja o mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos cinco dias:


Fonte: Inmet

Em relatório, no final de semana, Rodrigo Costa, analista e diretor da Comexim nos Estados Unidos, antecipou em relatório que o mercado aguardava a florada. No fechamento desta terça-feira (25), o principal vencimento do arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) caía mais de 100 pontos, a 97,15 cents/lb.

"No Brasil o clima favorável aponta para a abertura de uma nova florada, a principal, e o mercado ficará de olho para ajustar suas expectativas. Hoje o consenso é de que o ano-safra de 2019/2020 ainda terá um superávit mundial, não as atuais 8.6 milhões de sacas de 18/19, mas talvez metade disto", disse Costa.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços