Café: Safras & Mercado estima comercialização 2017/18 do Brasil em 71%

Publicado em 18/01/2018 09:22

De acordo com levantamento da consultoria Safras & Mercado, a comercialização de café do Brasil da safra 2017/18 (julho/junho) atingiu 71% até o dia 17 de janeiro. As vendas estão atrasadas em relação ao ano passado e avançaram cinco pontos percentuais de um mês para o outro.

Na safra 2016/17, neste mesmo período, a comercialização de café estava em 78% No entanto, os dados de agora estão à frente da média dos últimos 5 anos, que é de 70%.

Levando em conta esses números e a estimativa da Safras de uma safra 2017/18 de café brasileira de 50,45 milhões de sacas de 60 kg, já foram comercializadas 35,71 milhões de sacas.

Segundo o consultor da Safras, Gil Carlos Barabach, a comercialização da safra de café não evoluiu muito no último mês porque o produtor seguiu em postura defensiva.

"Os baixos preços acabaram afastando os vendedores, e a nova queda agora em janeiro o frustrou ainda mais, já que estavam apostando na virada do ano para uma mudança no comportamento do mercado", disse Barabach.

"O fato é que o cenário global, de abastecimento tranquilo para o  comprador, impede uma reação nas cotações internacionais do café, e no  cenário doméstico também. Alguns produtores, mais curtos de caixa, já começaram a mudar a atitude, voltando a sondar o mercado a procura de alguma oportunidade. Mas no geral, os negócios seguem lentos", completou o analista.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços