CNA e entidades do setor cafeeiro lançam vídeo sobre broca-do-café

Publicado em 26/10/2017 12:10
Material pretende orientar produtor rural sobre o manejo adequado da praga

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as entidades ligadas à cadeia produtiva do café, ABICS, ABIC, Conselho Nacional do Café e Cecafé, lançaram nesta quarta-feira (25) um vídeo sobre manejo integrado da broca- do-café para orientar o produtor rural sobre como lidar com o problema.

O lançamento aconteceu em Belo Horizonte (MG) durante a programação da Semana Internacional do Café.

“O manejo da broca faz parte das ações prioritárias da Comissão Nacional do Café da CNA e nosso objetivo é difundir informações sobre o manejo integrado com ênfase na realização correta da colheita”, explicou o assessor técnico da Comissão, Maciel da Silva.

A broca-do-café é um pequeno besouro que se alimenta dos grãos de café, danificando ou destruindo completamente os grãos. Ele provoca a queda prematura dos frutos e a perda no peso pode chegar a 20% em momento de alta infestação. A qualidade também cai porque a quantidade dos grãos brocados aumenta e deprecia o produto durante a classificação.

No vídeo, o produtor terá acesso a informações sobre quais condições ambientais favorecem o aparecimento da broca e o melhor método de controle do ciclo de vida da praga.

“Ao fazer o manejo adequado, o produtor terá menor custo com controle da broca, menor depreciação do produto na classificação física e com certeza terá uma produção mais sustentável”, ressaltou Silva.

Além do vídeo, o produtor terá à disposição um folder com os 12 fatos importantes sobre o manejo integrado da broca-do-café, produzido pela Comissão Nacional do Café da CNA com apoio do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Todo o material e outras informações sobre o setor estão disponíveis no portal da CNA. Para saber mais, acesse https://www.cnabrasil.org.br/manejo-integrado-de-pragas-broca-do-cafe

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços