Café: Aumenta compra de máquinas em MG após quadrilha especializada em roubos ser descoberta

Publicado em 22/09/2017 16:10

A compra de máquinas de beneficiamento de café aumentou até 20% no Sul de Minas Gerais nos últimos meses, de acordo com a empresa líder em equipamentos desse tipo no setor. Esse resultado acontece logo depois que a Polícia Civil do estado prendeu onze caminhões que seriam usados por uma quadrilha especializada em roubos de café.

Os produtores mineiros contratavam prestadores de serviço que faziam o beneficiamento do grão após a colheita da safra. O preço pago para o trabalho era baixo. Eles só não sabiam que as máquinas levadas às fazendas tinham um fundo falso que armazenava parte do café que era beneficiado. À noite, a quadrilha levava os equipamentos embora para descarregar.


Máquinas apreendidas pela Polícia no início de agosto - Foto: Reprodução/EPTV

Ainda não se sabe ao certo quantos produtores foram vítimas da quadrilha.João Batista da Silva Serra, cafeicultor de Boa Esperança (MG), contratou esses equipamentos nas últimas sete safras e acumula um prejuízo de R$ 200 mil. "Nós nunca desconfiamos de nada. O preço pago era baixo, cerca de R$ 7 por saca beneficiada. Mas levando em conta todos esses anos, tive um prejuízo que daria para ter comprado até quatro máquinas", afirma. Serra adquiriu equipamento próprio após a descoberta do caso.

Desde a descoberta do caso pela Polícia do estado – no início do mês de agosto – o interesse por máquinas de beneficiamento disparou no Sul de Minas, tanto na versão estacionária quanto na ambulante. Um salto de mais de 20% nos últimos meses, segundo Fábio Raimundo, gerente comercial da Pinhalense, empresa líder em equipamentos para a cultura do café.

"Os produtores perceberam que, no fim das contas, o equipamento comprado compensava mais do que anos de perdas com o trabalho terceirizado", pondera Raimundo. Ele destaca ainda que existem linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que acabam facilitando a compra de máquinas.

"Hoje uma máquina de 1200@ ou 30 sacas por hora de produção em uma safra que será beneficiada 6000 sacas se paga no próprio ano", ressalta Raimundo.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas culturas Cooxupé: cafeicultor deve aproveitar atual valorização do café para investir em outras culturas Novas culturas Cooxupé: cafeicultor deve aproveitar atual valorização do café para investir em outras culturas
Estoques baixos, clima adverso e preços altos configuram um cenário de suporte ao mercado do café Estoques baixos, clima adverso e preços altos configuram um cenário de suporte ao mercado do café
K+S Brasileira investe na produção de potássio e de magnésio solúvel que garantem mais produtividade e qualidade para os cafezais
Mercado do café fecha sessão desta 5ª feira (20) com preços em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café passam a trabalhar em lados opostos bolsas internacionais no início da tarde desta 5ª feira (20)
Clima adverso, com calor intenso em fevereiro, afeta lavouras de café, diz Cooxupé