Campeões: Brasil define representantes para os Campeonatos Mundiais de Barismo

Publicado em 03/05/2017 11:56
Edmilson Generoso venceu a competição nacional de Cup Tasters, Emerson Bezerra a de Coffee In Good Spirits, Graciele Rodrigues a de Latte Art e Camila Franco de Souza a de Brewers Cup. Eles representarão o Brasil nos campeonatos mundiais de cada categoria, em Budapeste, na Hungria

O mundo dos cafés especiais viveu quatro dias de disputa e muita emoção, em Varginha (MG), no Via Café Garden Shopping. De 28 de abril a 1º de maio, foram realizados os Campeonatos Brasileiros de Barismo nas categorias Latte Art, Cup Tasters, Coffee In Good Spirits e Brewers Cup, competições que integram as atividades do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e que classificam os campeões para as competições mundiais, que ocorrerão entre 13 e 15 de junho, em Budapeste, na Hungria.

Após quatro dias de disputa, demonstrando seu conhecimento na distinção de cafés, o mineiro Edmilson Batista Generoso sagrou-se tricampeão brasileiro de Cup Tasters e garantiu sua passagem para o mundial da categoria. O segundo colocado foi Wellington Pereira e o terceiro foi José Naves, ambos de Minas Gerais.

A paranaense Graciele Rodrigues apresentou seu talento ao decorar as xícaras com bebidas a base de leite vaporizado e café espresso e garantiu, pela terceira vez na carreira, o título de campeã brasileira de Latte Art, carimbando seu passaporte para a Hungria. Ela já foi vice-campeã mundial da categoria. O também paranaense Daniel Acosta Busch conquistou o segundo lugar, seguido por Emerson do Nascimento Bezerra, do Rio de Janeiro. 

Na disputa de Coffee In Good Spirits, o destaque foi Emerson do Nascimento Bezerra, do Rio de Janeiro, que melhor demonstrou as habilidades de mixologista para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café. O fluminense sagrou-se campeão da categoria e também obteve a vaga para a competição mundial na Hungria. O segundo colocado foi Vinicius Kodama Yoshinaga e o terceiro Igor Sales de Lima, ambos do Paraná. 

O campeonato de Brewers Cup exige que os profissionais elaborem o café por métodos de filtragem manual, empregando suas técnica e habilidade para extrair o melhor da bebida. Quem teve mais eficiência nesse quesito foi a paranaense Camila Franco de Souza, que obteve o título nacional e garantiu sua vaga para a competição mundial da categoria. Ela é de uma família campeã. Sua irmã Carolina Franco venceu a competição três vezes além de ter outras duas conquistas de Cup Tasters. No campeonato deste ano, a segunda colocação ficou com o paulista Lucas Salomão e o terceiro lugar com Midori Martins, também de São Paulo. 

A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, considerou um sucesso os campeonatos brasileiros de barismo e destacou a excelente convivência entre as duas "pontas" do setor. "Produtores e baristas demonstraram muita parceria, companheirismo e puderam ter maior entendimento de seus papéis, desafios e responsabilidades, o que é essencial para o desenvolvimento do mercado dos cafés especiais. Nessa linha, também foi bastante interessante a reação positiva do público consumidor que acompanhou todas as atividades que realizamos", afirma. 

SOBRE O PROJETO SETORIAL

O “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido em parceria pela BSCA e pela Apex-Brasil, tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. 

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2016 ao mesmo mês de 2018 e os mercados-alvo são: (i) EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, China/Taiwan, Reino Unido, Alemanha e Austrália para os cafés crus especiais; e (ii) EUA, China, Alemanha e Emirados Árabes Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

Fonte: BSCA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
undefined