Campeões: Brasil define representantes para os Campeonatos Mundiais de Barismo

Publicado em 03/05/2017 11:56
Edmilson Generoso venceu a competição nacional de Cup Tasters, Emerson Bezerra a de Coffee In Good Spirits, Graciele Rodrigues a de Latte Art e Camila Franco de Souza a de Brewers Cup. Eles representarão o Brasil nos campeonatos mundiais de cada categoria, em Budapeste, na Hungria

O mundo dos cafés especiais viveu quatro dias de disputa e muita emoção, em Varginha (MG), no Via Café Garden Shopping. De 28 de abril a 1º de maio, foram realizados os Campeonatos Brasileiros de Barismo nas categorias Latte Art, Cup Tasters, Coffee In Good Spirits e Brewers Cup, competições que integram as atividades do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e que classificam os campeões para as competições mundiais, que ocorrerão entre 13 e 15 de junho, em Budapeste, na Hungria.

Após quatro dias de disputa, demonstrando seu conhecimento na distinção de cafés, o mineiro Edmilson Batista Generoso sagrou-se tricampeão brasileiro de Cup Tasters e garantiu sua passagem para o mundial da categoria. O segundo colocado foi Wellington Pereira e o terceiro foi José Naves, ambos de Minas Gerais.

A paranaense Graciele Rodrigues apresentou seu talento ao decorar as xícaras com bebidas a base de leite vaporizado e café espresso e garantiu, pela terceira vez na carreira, o título de campeã brasileira de Latte Art, carimbando seu passaporte para a Hungria. Ela já foi vice-campeã mundial da categoria. O também paranaense Daniel Acosta Busch conquistou o segundo lugar, seguido por Emerson do Nascimento Bezerra, do Rio de Janeiro. 

Na disputa de Coffee In Good Spirits, o destaque foi Emerson do Nascimento Bezerra, do Rio de Janeiro, que melhor demonstrou as habilidades de mixologista para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café. O fluminense sagrou-se campeão da categoria e também obteve a vaga para a competição mundial na Hungria. O segundo colocado foi Vinicius Kodama Yoshinaga e o terceiro Igor Sales de Lima, ambos do Paraná. 

O campeonato de Brewers Cup exige que os profissionais elaborem o café por métodos de filtragem manual, empregando suas técnica e habilidade para extrair o melhor da bebida. Quem teve mais eficiência nesse quesito foi a paranaense Camila Franco de Souza, que obteve o título nacional e garantiu sua vaga para a competição mundial da categoria. Ela é de uma família campeã. Sua irmã Carolina Franco venceu a competição três vezes além de ter outras duas conquistas de Cup Tasters. No campeonato deste ano, a segunda colocação ficou com o paulista Lucas Salomão e o terceiro lugar com Midori Martins, também de São Paulo. 

A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, considerou um sucesso os campeonatos brasileiros de barismo e destacou a excelente convivência entre as duas "pontas" do setor. "Produtores e baristas demonstraram muita parceria, companheirismo e puderam ter maior entendimento de seus papéis, desafios e responsabilidades, o que é essencial para o desenvolvimento do mercado dos cafés especiais. Nessa linha, também foi bastante interessante a reação positiva do público consumidor que acompanhou todas as atividades que realizamos", afirma. 

SOBRE O PROJETO SETORIAL

O “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido em parceria pela BSCA e pela Apex-Brasil, tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. 

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2016 ao mesmo mês de 2018 e os mercados-alvo são: (i) EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, China/Taiwan, Reino Unido, Alemanha e Austrália para os cafés crus especiais; e (ii) EUA, China, Alemanha e Emirados Árabes Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

Fonte: BSCA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra
Colheita de café no Brasil avança rapidamente e chega a 74%, diz Safras