Colheita de café robusta 2017/18 começa no ES e pressiona preços, diz Cepea

Publicado em 19/04/2017 09:55

SÃO PAULO (Reuters) - O Espírito Santo iniciou a colheita de café robusta 2017/18 nesta semana e poderá ter uma safra com qualidade e rendimentos superiores aos da safra passada, uma vez que as lavouras têm sido beneficiadas pelo clima favorável, disse o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta terça-feira, citando relatos de agentes do Estado.

Segundo o Cepea, até o início da semana passada, a colheita no principal Estado produtor de robusta do Brasil estava focada em cafés de lavouras mais precoces, que têm recebido classificação peneira 13 acima, um padrão bem aceito no mercado. A colheita deve ganhar mais força a partir do final do mês.

Quanto aos cafezais em Rondônia, as chuvas continuam a atingir o Estado, mas em menor intensidade. Esse contexto e as altas temperaturas não prejudicaram nem a colheita nem a qualidade dos grãos, disse o Cepea.

Para os próximos dias, a previsão ainda é de chuva em Rondônia, mas a colheita já está mais adiantada.

Com o avanço da colheita de robusta no Brasil, os preços seguem em queda e as negociações apresentam ritmo lento. O indicador Cepea/Esaq do robusta tipo 6 peneira 13 cima, com retirada no Espírito Santo, fechou a 411,45 reais por saca na segunda-feira, queda de 1,4 por cento ante a semana anterior. O tipo 7/8 bica corrida fechou a 400,03 reais por saca, queda de 1,2 por cento no mesmo período.

No ano passado, o preço do robusta no Espírito Santo superou 550 reais/saca por conta da baixa oferta, o que levou indústrias a pressionarem pela liberação de importação de caféverde, o que não ocorreu.

(Por Laís Martins)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços