Café: Comercialização da safra 2016/17 está em 89%, estima Safras & Mercado

Publicado em 17/04/2017 11:37

A comercialização de café da safra 2016/17 do Brasil está em 89% de acordo com levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado até o dia 10 de abril. Esse dado mostra um avanço de 4% em relação ao mês anterior. As vendas do país seguem atrasadas em um comparativo com 2016. Na época, 92% do grão da safra 2015/16 já estava comercializado.

Levando em conta a projeção de colheita de 55,1 milhões de sacas de 60 kg da consultoria para o país, foram comprometidas até o momento 48,78 milhões de sacas. Em relação à média dos últimos cinco anos (85% da produção), a comercialização do café está avançada.

Segundo o analista de marcado da Safras & Mercado, Gil Carlos Barabach, a comercialização avançou pouco no ultimo mês de março, em típico movimento de entressafra. "A queda no preço, sem dúvida, ajudou a afastar o produtor, bem como, manteve o comprador na defensiva. O fato é que o preço abaixo de R$ 500,00 a saca para os cafés melhores não motiva o vendedor", afirma.

Barabach comenta que a dinâmica comercial seguiu mais acelerada para os cafés mais fracos de bebida, que continuam atrativos à venda, apesar do preço mais baixo. "Já a queda brusca nos preços e a proximidade da safra nova fez alguns vencedores colocarem a cara para fora nas últimas semanas. Mesmo assim, as negociações para os cafés melhores seguem mais tímidas", conclui.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra
Colheita de café no Brasil avança rapidamente e chega a 74%, diz Safras