Fungo desenvolvido por cientistas mineiros beneficia qualidade do café

Publicado em 13/04/2017 13:12

Até o início do ano que vem, é possível que o Bio Protetor, produto totalmente ecológico desenvolvido para lavouras de café, possa começar a ser oferecido comercialmente, facilitando o acesso pelos cafeicultores de Minas e do Brasil. O produto tem como base o fungo Claridosporium claridospoides, que ficou conhecido como fungo do bem por sua ação benéfica à qualidade do café, e é feito em biofábrica instalada dentro da Universidade Federal de Lavras (Ufla), no Sul de Minas, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Mas enquanto não sai o registro do Ministério da Agricultura, para que possa ser vendido como qualquer produto no mercado, o projeto evolui e o Bio Protetor já vem sendo usado por fazendeiros do estado, que ao entrar em contato com os responsáveis por seu desenvolvimento, em Lavras, obtêm orientação especializada e uma amostra do produto. Esse ano, especificamente, devido ao outono/inverno mais úmido, época de frutificação do café, a procura aumentou.

Leia a notícia na íntegra no site Estado de Minas

Fonte: Estado de Minas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Robusta fecha com leve alta nesta 5ª feira (28) e amplia ganhos expressivos das última sessões
Robusta passa a registrar leves altas em Londres e amplia sequência de ganhos
Futuros do robusta abrem em baixa nesta 5ª feira após ganhos de até 7,85% na última sessão
Plataforma Global do Café troca de presidência e reforça o protagonismo da cafeicultura sustentável da América Latina
Diante da movimentação do mercado a expectativa é que o preço do café alcance novas altas nas bolsas internacionais
Café: preocupações com o fornecimento global mantêm ganhos de mais de 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (27)
undefined