Estoques privados de café: Pesquisa deve ser respondida até dia 14 deste mês

Publicado em 06/04/2017 09:09

Indústrias, cooperativas, associações e armazenadores de café de todo o país já podem responder a pesquisa de estoques privados do produto, realizada anualmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os formulários devem ser preenchidos informações até 14 de abril.

A pesquisa vai mostrar o estoque final de café da safra 2015/2016. Os dados servem de base para a formulação de políticas públicas de fomento à produção agrícola e de abastecimento.

Como no ano passado, há duas formas para informar a posição do estoque final do produto. Os armazéns ou depósitos que estiverem cadastrados no Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp) e que receberam a senha de acesso já podem preencher as informações online, pelo sistema.

Aqueles que não possuem e-mail no Sipesp deverão preencher o boletim enviado pela Companhia e devolver até 14 de abril pelo correio ou pelo email estoque-privado@conab.gov.br também até 14 de abril. Quem não receber o boletim até o dia 12 deverá entrar em contato com a Conab.

As informações fornecidas devem ter como data de referência a posição dos estoques no dia 31 de março de 2017 e não devem incluir o produto da nova safra nem os estoques públicos eventualmente armazenados. Os volumes devem ser informados separadamente por unidade armazenadora e por tipo - arábica ou conilon. Mesmo que os armazenadores não possuam estoques na data de referência, o formulário deve ser preenchido.

No levantamento de 2016, a Companhia apurou um volume total de mais de 13,5 milhões de sacas de café. O café do tipo arábica, predominante no estoque privado nacional, corresponde a 92% do total apurado, enquanto o estoque do conilon representa apenas 8% do estoque privado levantado, de acordo com os armazenadores que responderam à pesquisa.

Tags:

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A verdade é rastreável: Cerrado Mineiro lança campanha para proteger autenticidade dos cafés da região
Safra brasileira adiantada pressiona cotações e arábica encerra na casa dos 230 cents/lbp
Café: Arábica perde mais de 400 pontos e robusta quase US$ 100 por tonelada
Café: Colheita do Brasil avança e reflete em novas baixas em Nova York e Londres
Colheita de café 24/25 do Brasil avança a 81%, diz Safras
Café: Produtor é cauteloso, mas participa bem do mercado; volatilidade deve permanecer no médio prazo