Simpósio discute tecnologias para a qualidade do Café das Matas de Minas

Publicado em 04/04/2017 14:24

Foi aberto nesta terça (04), em Manhuaçu, o 21º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas. Com a qualidade da bebida em ascensão e mercados cada vez mais exigentes, o objetivo desta edição é a difusão de tecnologias que garantem ao Café das Matas de Minas uma identidade e padrão únicos. O evento reúne cafeicultores, empresários, pesquisadores, técnicos e engenheiros agrônomos ligados à cadeia produtiva do café na Zona da Mata mineira.

Presente na abertura do evento, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, destaca a importância do encontro para o diálogo entre os representantes da cadeia produtiva do café. “Dessa troca de experiências podem surgir propostas viáveis para o crescimento e fortalecimento do setor, tão importante para a região e para o Estado. O simpósio tem essa função de fomentar a discussão sobre as principais dificuldades e potencialidades do segmento”, afirma. 

A cafeicultura ocupa lugar significativo no agronegócio regional. Com aproximadamente 150 mil hectares plantados, a atividade envolve quase 27 mil produtores (90% da agricultura familiar) e responde por 100 mil empregos diretos. A produção do arábica é de 3,4 milhões de sacas beneficiadas por ano e 22 mil sacas/ano do Conillon.

O Governo de Minas, por meio Secretaria de Agricultura e das instituições vinculadas, Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vem desenvolvendo ações na região de Manhuaçu com o objetivo de fortalecer a atividade e consolidar a qualidade da produção e da bebida. Além da prestação de assistência técnica aos cafeicultores, a região conta com o programa Certifica Minas Café, com a ideia central de estimular os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro. A Emater-MG orienta os produtores sobre as adequações das propriedades candidatas ao processo de certificação. Atualmente, a região de Manhuaçu tem 59 propriedades certificadas e outras 95 em processo de certificação. Também é realizado o Concurso de Qualidade de Café das Matas de Minas, que se tornou uma ferramenta de estímulo e divulgação dos cafés na região.

O Simpósio será realizado até a próxima sexta (7/04) e vai abordar temas como o mercado de café e suas perspectivas, as características sensoriais dos cafés das matas de Minas, o gerenciamento de propriedades cafeeiras, a renovação e recuperação de cafezais, dentre outros. Mais informações podem ser obtidas no site do evento: www.simposiodecafeicultura.com.br.

Serviço:

21º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas
Data: 4 a 7 de abril de 2017
Local: Praça Cordovil Pinto Coelho, 165 - 4º Andar
Centro Empresarial Veneza – Manhuaçu (MG)

Fonte: Secretaria de Agricultura de MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços