Fazenda de café conilon tem aumento de mais de 200% na produtividade

Publicado em 16/02/2017 10:50
Sistema evita desperdício de água ao irrigar direto na raiz da planta; conheça o case da Fazenda Kitanda da Bahia

Aumento na produtividade, economia de água e boa viabilidade econômica são desejos que muitos produtores brasileiros possuem em relação às suas culturas. E contar com inovação e tecnologia para a otimização desse processo é uma boa solução.

É o caso da irrigação inteligente, “gota a gota”, da israelense Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, que proporciona muitos resultados positivos. “Essa tecnologia consiste em pequenos gotejadores instalados em tubos que conduzem a água até a raiz da cultura, fornecendo a quantidade ideal de água e, também, por meio da nutrrigação, leva os nutrientes para a cultura. Assim é possível chegar diretamente nas raízes fazendo com que ela cresça mais rápido que as demais e o produtor também não desperdiça água, insumos e tempo”, explica Carlos Sanches, gerente agronômico da Netafim.

Em 2013, o grupo A4 Agrícola e Pecuária decidiu investir na tecnologia. O local escolhido foi a Fazenda Kitanda, localizada em Guaratinga/BA, com uma área de 150 hectares irrigados, onde está localizada a primeira área experimental de gotejamento subterrâneo em café conilon. A produção que antes era de 30 sacas por hectare (produtividade média em sequeiro) aumentou seu número para 100 sacas por hectare, após a irrigação.

Além do aumento na produtividade, outros benefícios são evidentes ao adotar o gotejamento, como a economia de água. Na Fazenda Kitanda, todo o manejo de água é seguindo a tensiometria, ferramenta capaz de monitorar a disponibilidade de água no solo e definir a hora ideal de ativar a irrigação. Cada projeto possui a sua bateria de monitoramento, respeitando possíveis manchas de solo. “Essa prática gerou para nós uma economia de água de, aproximadamente, 50% levando em consideração o manejo tradicional de irrigação e o balanço hídrico”, destaca Aristeu Filho, proprietário da Fazenda

Outra particularidade chama a atenção na Fazenda Kitanda: todas as adubações das áreas irrigadas são monitoradas por extratores de solução, que são utilizados para medir a condutividade elétrica da solução do solo e demonstrar a concentração salina da solução, indicando se será necessário realizar a adubação daquele dia ou não. “Juntamente com o monitoramento pelo extrator da solução são realizadas análises foliares a cada mês para termos certeza de que nível nutricional está sendo alcançado pelo monitoramento. Esse manejo gerou uma economia média de 37% em fertilizante anual de cada projeto irrigado da fazenda”, afirma o proprietário.

Sobre a Netafim

Fundada há mais de 50 anos e com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Netafim oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio 15 unidades produtivas, milhares de distribuidores e mais de 4.000 funcionários. No Brasil são três unidades: Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP e em Cabo de Santo Agostinho/PE. O portfólio de produtos inclui sistemas completos de irrigação por gotejamento, microaspersão, controle e monitoramento automatizados, dentre outras. 

Fonte: Netafim

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra
Colheita de café no Brasil avança rapidamente e chega a 74%, diz Safras