Café: Produtores se reúnem no CCCMG nesta tarde de 2ª feira para discutir importação

Publicado em 19/12/2016 09:21

Acontece nesta segunda-feira (19), às 13h, no auditório do CCCMG (Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais), em Varginha (MG), uma reunião com produtores de café para discutir a importação do grão da variedade conilon, a qual são veementemente contrários, pois, segundo o setor produtivo, a autorização poderia trazer prejuízos financeiros e fitossanitários para a cadeia. O ministro da agricultura Blairo Maggi suspendeu por 30 dias qualquer decisão sobre o assunto até que seja feita uma avaliação minuciosa dos estoques.

A proposta de importação de café conilon foi feita por representantes da indústria de café solúvel e torrado e moído em novembro. Eles pedem que o processo seja autorizado por um período determinado (janeiro até maio) e limite de até 250 mil sacas por mês, acima disso seria cobrado uma alíquota de até 35%. "Isso permite que a atividade da indústria continue e que o país não perca sua importante condição no mercado global", ressalta afirma o diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Nathan Herszkowicz.

O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem apresentado consecutivas quebras na safra de conilon no Espírito Santo, que tem a maior produção da variedade no país, e que foi afetada por seguidas seca. Nos últimos meses, com a escassez do grão para a confecção de seus produtos, a indústria brasileira de café torrado e moído utilizou alguns tipos de café arábica de menor qualidade como substitutivo. Porém, a de café solúvel não tem alternativa.

» Clique e entenda todos os detalhes sobre a questão da importação de café

A reunião dos produtores nesta segunda foi convocada pela AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana), representada por seu presidente Fernando Barbosa, e pela Sincal (Associação Nacional dos Sindicatos Rurais das Regiões Produtoras de Café e Leite), representada por seu presidente-executivo Armando Matiello. Além da pauta principal, também serão debatidos outros assuntos como Bolsa de Nova York, utilização do Funcafé, rotulagem do café pela indústria e regulagem de fluxo do café.

Serviço:
Reunião "NÃO IMPORTAÇÃO DE CAFÉ NO BRASIL"
Data: 19/12/2016
Horário: 13h
Local: CCMG (Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais)
Endereço: Rua do Comércio de Café, 185 – Bairro Industrial Reinaldo Foresti, Varginha (MG)

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços