Maggi suspende por 30 dias decisão sobre importação de café conilon

Publicado em 15/12/2016 07:21

O ministro da Agricultura Blairo Maggi suspendeu por 30 dias a decisão sobre a importação de café e informou que, neste período, deverá fazer uma avaliaçao dos estoques no Brasil. A decisão chega após intensas negociações, que vêm durando há semanas e sem que fosse encontrado um ponto de equilíbrio entre indústrias e cafeicultores. Uma nova reunião do ministro com a Câmara do Comércio Exterior (Cacex) está agendada para 15 de janeiro. 

"Comunico que depois de dias intensos de negociações, acabamos de fechar uma negociação, usando o bom senso, com o Ministro Blairo Maggi, e está suspenso qualquer movimentação que vise importar café. Faremos junto com a CONAB, um levantamento minucioso dos estoques, provando que existe sim café físico disponível e assim encerrar, pra não dizer sepultar ,esse assunto de um vez por todas. Daqui a pouco teremos mais detalhes", informou, em nota, o deputado federal Evair de Melo (PV-ES). 

No G1: Governo do ES pede que importação de café do Vietnã não seja autorizada

Após o Governo Federal anunciar a provável liberação da importação do café Conilon do Vietnã para o Brasil, o Governo do Espírito Santo pediu que a importação não seja autorizada. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, a medida prejudica os produtores capixabas, que tiveram o custo de produção elevado por causa da seca.

Um ofício foi enviado ao Ministério da Agricultura, pelo secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto. Na manhã desta quarta-feira (14), o governador Paulo Hartung entrou em contato com o ministro da pasta, Blairo Maggi, por telefone, para sensibilizar o governo federal e pedir que não seja autorizada a importação do produto.

Segundo Octaciano, os produtores capixabas já enfrentam sérias dificuldades em decorrência da pior seca dos últimos oitenta anos que atinge o Estado e que, nos últimos três anos, agravou os impactos sobre a produção e acarretou queda significativa nos resultados. "O Governo do Espírito Santo é contra a importação. A seca fez com que o custo aumentasse e a produção caísse", disse.

Leia a notícia na íntegra no site do G1 ES

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Colheita do Brasil avança e reflete em novas baixas em Nova York e Londres
Colheita de café 24/25 do Brasil avança a 81%, diz Safras
Café: Produtor é cauteloso, mas participa bem do mercado; volatilidade deve permanecer no médio prazo
Após pressão da safra brasileira, café tem leves altas nesta 5ª feira
Safra brasileira pressiona arábica, mas preocupação com Vietnã faz robusta avançar
Mercado foca na colheita brasileira e café perde mais de 3% em Nova York e Londres