Café: Safras & Mercado estima colheita 2016/17 no Brasil em 58% até 12/07

Publicado em 13/07/2016 16:54

A colheita de café da safra brasileira 2016/17 foi indicada em 58% até 12 de julho. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Tomando por base a última estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2016/17, de 54,9 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 31,95 milhões de sacas até o dia 12. A colheita evoluiu 6 pontos percentuais em relação à semana anterior.

A colheita está ligeiramente adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 56% da colheita estava realizada. Na média dos últimos cinco anos, a colheita no período está em 59%.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o clima mais seco favorece os trabalhos e a colheita avança de forma mais consistente no Brasil.No caso do conilon, está chegando ao final. "O resultado do benefício reforça os sinais de quebra e pode levar a números de safra piores do que os imaginados, especialmente no Espírito Santo. No arábica, segue a discussão em torno do percentual de queda e a perda de qualidade com a chuvas em junho. A ideia gira entre 20% a 30% da safra do Sul de Minas e Mogiana comprometida com o excesso de umidade", afirma.

"E, por isso, cresce a expectativa de aumento na oferta de bebida rio e riada, que já começa a aparecer com mais volume no mercado", comentou.

A seguir, quadro detalhado com a estimativa de evolução da colheita da safra brasileira:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Segundo dia da Semana Internacional do Café destaca práticas sustentáveis na cadeia cafeeira
Mercado cafeeiro inicia 6ª feira (22) em queda com realização de lucros
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
undefined