Café: Cotações do arábica sobem mais de 300 pts nesta tarde de 2ª feira na Bolsa de Nova York

Publicado em 22/02/2016 12:43

Os contratos futuros do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) sobem mais de 300 pontos nesta tarde de segunda-feira (22). Apesar de fechar praticamente estável no acumulado da semana passada, o mercado caiu por três sessões em meio a rolagens de posição e agora ajustes são realizados. De acordo com o analista de mercado da Maros Corretora, Marcus Magalhães, a melhora no humor global também contribui para o avanço das cotações.

Por volta das 12h19, o vencimento março/16 tinha 119,05 cents/lb com alta de 330 pontos, o maio/16 registrava 119,65 cents/lb com 310 pontos de avanço. O contrato julho/16 tinha 121,40 cents/lb com valorização de 300 pontos e o setembro/16 operava com 122,90 cents/lb com 275 pontos positivos.

O dólar comercial recua forte nesta segunda-feira, após a China anunciar novas medidas para enfrentar as incertezas nos mercados financeiros e em meio a alta nos preços do petróleo, o que acaba dando suporte às cotações do arábica no terminal externo uma vez que desencoraja as exportações. Às 11h50, a moeda norte-americana caía 1,86%, a R$ 3,9477 na venda.

Com a ausência de novidades fundamentais, o mercado tem repercutido nas últimas sessões a aversão ao risco no mercado financeiro global. No Brasil e em outras origens produtoras, os relatos são de que a safra 2016/17 será boa e suficiente para reabastecer os estoques mundiais que estão baixos. Desta forma, o câmbio deve continuar impactando os preços no terminal externo.

"O pico da entressafra no Brasil e a proximidade da primavera no hemisfério norte não atrai muito os compradores, que pacientemente preferem aguardam ofertas mais atrativas para o segundo semestre do ano – muito embora busquem cobrir suas necessidades de curto-prazo no spot", afirmou o diretor de commodities do banco Société Générale, Rodrigo Costa.

No cinturão produtivo do Brasil, as chuvas voltaram a ser mais generalizadas no final de semana. Para esta segunda-feira, a previsão é de chuva generalizada entre o Paraná e Minas Gerais, aponta a Somar Meteorologia.

De acordo com Marcus Magalhães, o mercado interno de café deve ter dia lento e com negócios isolados. Na sexta-feira (19), o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, teve a saca de 60 kg cotada a R$ 491,55 com alta de 0,77%.

» Clique e veja as cotações completas de café

Tags:

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café/Cepea: Em reta final de colheita, grãos miúdos preocupam
Números do Brasil voltam ao radar e apesar da dúvida no rendimento, café volta a cair
Café: Com safra de Brasil andando bem, preços voltam a recuar
Café: Mercado tem ajustes negativos, mas preocupação com oferta pode limitar baixas
Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro