Produção mundial de café conilon cresce 418% em 55 anos

Publicado em 21/01/2016 14:11
Participação desta variedade de grão no mercado global passou de 19,3% para 44,6% no período, totalizando 65,3 milhões de toneladas

Brasília (21/01/2016) - O café conilon (canephora) vem ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial do grão. Nos últimos 55 anos, a produção global da variedade cresceu 418,3%, saltando de 12,6 milhões em 1960 para 65,3 milhões de sacas de 60 quilos na safra 2014/2015. Sua participação na oferta internacional no mesmo período passou de 19,3% para 44,6%, impulsionada pela ascensão do Vietnã à liderança mundial na colheita deste tipo de café.

A análise está no Boletim Ativos do Café, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA). O estudo utilizou dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) compilados pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café (Icafebr), entidade ligada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que desenvolve projetos e estudos sobre cafeicultura.

De acordo com a publicação, dois fatores ajudam a explicar a expansão do café conilon. O primeiro fator está relacionado com a melhoria da qualidade da bebida, em função do aperfeiçoamento dos métodos de processamento dos grãos. Com isso, aumentou-se gradativamente a quantidade de conilon nos blends produzidos pelas indústrias nacional e mundial de café. O segundo fator se refere a maior resistência das plantas canephora às interferências climáticas nas lavouras, além de alcançarem altos índices de produtividade e menores custos de produção, quando comparados à espécie arábica.

O boom do café conilon, aponta a CNA, ocorreu a partir da safra 1996/1997, quando o Vietnã assumiu o primeiro lugar na produção mundial desta espécie. O país asiático é o maior fornecedor mundial de conilon e o segundo maior produtor internacional de café, atrás apenas do Brasil, que lidera a oferta global do grão no mundo.

Acesse a análise na íntegra:

- Boletim Ativos do Café - Edição 23 / Janeiro 2016 :

https://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/Ativos-Cafe-23.pdf

Tags:

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
undefined