Café: Cotações do arábica em NY recuam mais de 100 pts nesta 4ª feira acompanhando mercado financeiro
Os futuros do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) estendem as perdas das últimas três sessões nesta tarde de quinta-feira (7). De acordo com informações de agências internacionais, os investidores seguem atentos ao movimento do dólar em relação às moedas das principais origens produtoras. Além disso, ainda há muitas incertezas em relação à produção do Brasil e da Colômbia.
Por volta das 12h39, o vencimento março/16 tinha 118,30 cents/lb e o maio/16 registrava 120,45 cents/lb, ambos com recuo de 165 pontos. Já o contrato julho/16, mais distante, operava com 122,35 cents/lb e o setembro/16 anotava 124,05 cents/lb, os dois com recuo de 175 pontos.
Segundo os principais bancos de commodities do mundo, os preços do café arábica devem continuar influenciados pelo câmbio nestes primeiros dias de 2016.
"As economias dependentes das exportações de commodities, incluindo entre outros, a Colômbia, Brasil, América Central, Burundi e Indonésia, vão ter problemas decorrentes da fraqueza de suas moedas em 2016, de uma forma ou outra", informou o Rabobank em matéria publicada pelo site internacional Agrimoney. O banco, no entanto, pondera que existem fatores fundamentais no mercado que apontam para um cenário otimista no longo prazo.
Às 12h21, o dólar comercial subia 0,55% ante o real, cotado a R$ 4,0435 na venda, após subir 0,70% ontem. O mercado financeiro vive mais um dia de intensas preocupações com a economia chinesa após nova desvalorização do iuan derrubar as bolsas do país.
» Dólar sobe frente ao real em novo dia de preocupações com China
De acordo com os principais institutos meteorológicos, as chuvas devem voltar ao cinturão produtivo de café neste fim de semana. Linhas de instabilidade mantêm a chuva forte sobre boa parte das Regiões Centro-Oeste e Nordeste, distante das áreas produtoras de café do Brasil, informa a Somar Meteorologia.