Disparada do café robusta pode eliminar excesso de estoques do Vietnã

Publicado em 30/09/2015 07:17

LONDRES (Reuters) - Os contratos futuros do café robusta podem disparar se investidores começarem a cobrir o maior volume líquido de posição vendida em mais de um ano, mas a venda agressiva de estoques vietnamitas de safras antigas provavelmente vai desacelerar qualquer avanço.

Os investidores ficaram comprados no café robusta na maior parte do ano, mas trocaram para uma posição vendida no mês passado, conforme os problemas econômicos na China ajudaram a diminuir o apetite por commodities.

Perspectivas favoráveis para a próxima safra no Vietnã, o maior produtor de robusta, ajudaram a aumentar o humor baixista e com a queda dos preços, seguidores de tendência e fundos também assumiram posições vendidas.

A mudança no sentimento dos investidores levou os preços do robusta para baixo, de um pico de 1.749 dólares por tonelada em 12 de agosto, para uma mínima de 1.497 dólares na semana passada, o que foi o nível mais fraco para os segundos contratos de referência em quase dois anos.

O tempo seco em importantes países produtores de café, como Indonésia, Índia, Brasil e Colômbia, também começa a mudar o sentimento no mercado e os preços do robusta já se recuperaram levemente para cerca de 1.550 dólares por tonelada.

"Se não virmos mais chuvas vindo nas origens do café, podemos observar um rali nos cafés robusta e arábica", disse Carlos Mera, analista de commodities do Rabobank.

(Por David Brough)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Números do Brasil voltam ao radar e apesar da dúvida no rendimento, café volta a cair
Café: Com safra de Brasil andando bem, preços voltam a recuar
Café: Mercado tem ajustes negativos, mas preocupação com oferta pode limitar baixas
Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp