Chuvas disparam floradas nas principais regiões de café arábica do Brasil

Publicado em 22/09/2015 17:12

SÃO PAULO (Reuters) - Chuvas generalizadas que atingiram o Sudeste do Brasil no início de setembro proporcionaram a primeira onda de floradas no cinturão de café, que marca o início da formação das frutos para a colheita de 2016, disseram especialistas do setor nesta terça-feira.

Após dois anos de safras decepcionantes no líder mundial de exportações de café por causa da seca, os mercados estão observando a formação da nova safra com atenção, conforme os estoques e oferta globais da commodity colocarão pressão nos preços nos próximos meses.

Mesmo com 5 a 10 por cento da atual colheita brasileira ainda para ser colhida, os pés de arábica do sul de Minas Gerais e São Paulo floresceram nos últimos dias, após uma frente fria trazer as primeiras chuvas moderadas a fortes na temporada.

Na importante região de Guaxupé, em Minas Gerais, o Estado que responde por metade da produção de café do país, 70 a 80 por cento das árvores em baixa altitude estão florescendo, enquanto as de maior altitude estão florescendo menos.

"As áreas mais altas amadurecem e são colhidas mais tarde, então as árvores ainda estão se recuperando", disse João Carlos Hopp, chefe de vendas da Exportadora de Café Guaxupé. "Esperamos que a segunda fase da florada seja mais favorável para elas".

(Por Reese Ewing)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
undefined