Café: OIC estima em relatório que consumo mundial pode chegar a 149,3 milhões de sacas
A Organização Internacional do Café (OIC) trouxe em seu relatório mais recente, do mês de março, divulgado nesta terça-feira (14), que a produção mundial de café na temporada 2014/15 deve atingir 141,9 milhões de sacas de 60 kg com déficit de pouco mais de 7,4 milhões de sacas em relação à demanda em 2014 e o consumo mundial da commodity pode chegar a 149,3 milhões de sacas.
O número é resultado de uma média anual de crescimento de 2,3% sobre os últimos quatro anos. Segundo a OIC, o forte crescimento na demanda neste período foi puxado pelos mercados emergentes, com média de 4,6% desde 2011, com consumo particularmente forte na Rússia, Coréia do Sul, Argélia e também Turquia.
Os países exportadores da commodity também aumentaram o consumo, com média de 2,6%. O Brasil consumiu 20,8 milhões de sacas em 2014, seguido pela Indonésia (4,2 milhões), Etiópia (3,7 milhões) e México (2,4 milhões).
Os mercados tradicionais de café como Estados Unidos, União Europeia e Japão, representam mais de 50% do consumo mundial, porém, com crescimento mais modesto, 1,5% ao ano.
A OIC também aponta em seu relatório que movimentos em direção ao consumo de cafés especiais e de máquinas individuais estão aumentando o valor da demanda mais do que o volume, apesar de os Estados Unidos e Canadá ainda estarem exibindo considerável ganho de mercado.