Vendas de café do Brasil da colheita 14/15 avançam para 79% do total, diz Safras

Publicado em 12/02/2015 15:46

SÃO PAULO (Reuters) - A comercialização da safra de café do Brasil na temporada 2014/15 (julho/junho) avançou até o final de janeiro para 79 por cento da produção total estimada, ficando acima da média percentual histórica para o período, apontou levantamento da consultoria Safras & Mercado divulgado nesta quinta-feira.

Em um mês, a comercialização avançou sete pontos percentuais, superando a média de cinco anos de 75 por cento para o final de janeiro. Na mesma época em 2014, produtores tinham vendido 70 por cento da safra.

A Safras estima que os produtores brasileiros já comercializaram 38,5 milhões de sacas de 60 quilos de café, tomando-se por base a projeção de uma safra 2014/15 de 48,9 milhões de sacas.

As vendas de café no mercado físico brasileiro evoluíram em bom ritmo, apesar da queda no preço na segunda metade de janeiro e do avanço da entressafra, observou o analista de Safras Gil Barabach.

Ele destacou ainda que uma alta da cotação no início de fevereiro, por conta do repique externo do preço e da disparada do dólar, "melhorou a liquidez do mercado e ajudou na performance comercial".

(Por Roberto Samora)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado cafeeiro fecha sessão desta 2ª feira (04) com altas e segue monitorando chuvas no Brasil
Preços do café avançam com ajustes técnicos no inicio da tarde desta 2ª feira (04)
“Oscar do Café” reconhece os melhores grãos da Região do Cerrado Mineiro no dia 13 de novembro
Governo do Espírito Santo prorroga suspensão de emissão que autoriza queima controlada
Expectativas para o Prêmio Especialíssimo 2024 da Cooxupé
Mercado cafeeiro inicia a 2ª feira (04) com preços mistos nas bolsas internacionais