Dólar elevado mascara risco de queda no preço do boi

Publicado em 28/08/2015 18:09
Preço da arroba estaria em queda se não fosse a valorização do dólar -- ou desvalorização do real.

Cotado a R$ 146 por arroba no Paraná, o boi gordo vale 50% mais do que valia até 2013. Redução na oferta, descompasso no abate, enfraquecimento do consumo interno, exportações sustentadas, uma série de motivos são apontados para o aumento contínuo da cotação nos últimos anos.

Neste momento, no entanto, em que o real está desvalorizado e o país tenta evitar o fechamento de mais frigoríficos, as estimativas são de que, se não fosse o solavanco cambial, o preço interno teria, no mínimo, caído na proporção do preço da tonelada exportada, que recuou 10% em um ano.

A cotação de R$ 146 por arroba é 22% maior que a média de agosto de 2014 no Paraná. No período, no entanto, o dólar subiu mais de 50%. Essa alta mascara, por exemplo, o reflexo da retração no consumo interno, que absorve dois terços da oferta de carne bovina.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume exportado de carne bovina alcança 162,5 mil toneladas até a terceira semana de julho/24
Scot Consultoria: Preços inalterados nas praças paulistas
Boi: arroba firme no mercado físico deve enfrentar dois desafios, concorrência com frango após suspensão de exportações e chegada do confinamento
Exportação de carne bovina em Mato Grosso dispara no primeiro semestre de 2024
Radar Investimentos: A semana no mercado físico do boi gordo deve começar com os pecuaristas ainda fortalecidos nas negociações
Radar Investimentos: Cotações futuras registraram movimentações distintas na B3