Etanol recua nas usinas de SP com menor interesse de distribuidoras, aponta Cepea

Publicado em 29/07/2024 17:16 e atualizado em 29/07/2024 17:51

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços do etanol hidratado recuaram mais de 3% na semana passada nas usinas do Estado de São Paulo, "com distribuidoras mostrando menor interesse em efetuar compras no mercado paulista", o maior para combustíveis do país, de acordo com análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Entre 22 e 26 de julho, o indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado foi cotado a 2,5664 reais/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), queda de 3,39% frente ao período anterior.

No caso do etanol anidro, o indicador fechou a 2,9592 reais/litro, desvalorização de 3% no mesmo comparativo.

O Cepea citou ainda que, "do lado da oferta, a chegada de produto de outros Estados da região centro-sul, especialmente de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ajudou a abastecer as principais bases de combustíveis em São Paulo".

O centro-sul está no auge da moagem de cana na safra, o que ajuda a elevar a oferta.

"Muitos vendedores ficaram fora do spot de etanol, devido aos preços competitivos do açúcar no mercado internacional, o que participa de maneira importante na receita das unidades produtoras", acrescentou a análise.

"Esses agentes também indicam que estão descontentes tanto com os valores atuais quanto com o volume de negociação nos últimos meses. As usinas que estiveram ativas baixaram os preços do biocombustível."

Números da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) divulgados na semana passada mostraram saídas de etanol hidratado pelas usinas do Centro-Sul de 6,56 bilhões de litros no acumulado da safra 2024/25 (de 1º de abril a 15 de julho), crescimento de 43,8% comparado ao mesmo período do ciclo anterior.

Nos primeiros 15 dias de julho, o volume de hidratado comercializado no mercado interno foi de 869,5 milhões de litros, avanço de 52,5% em igual período do ano passado, citou o Cepea.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comissão aprova projeto que reduz tributação sobre biodiesel de dendê
Tereos recebe certificação ISSC CORSIA Plus, que permite a venda de etanol para produção de combustível sustentável de aviação (SAF)
Governo Biden não finalizará orientação sobre crédito tributário para combustível limpo
Produção de etanol do Brasil cresce com impulso do milho após queda na safra de cana
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preços médios recordes em 2024, afirma Edenred Ticket Log
Mais uma vez, preço médio da gasolina fecha novembro em estabilidade no País, enquanto etanol tem aumento de 0,48%, aponta Edenred Ticket Log
undefined