Argentina: Rosario irá testar transporte coletivo com mistura de 25% de biodiesel

Publicado em 20/06/2018 10:03

Em Rosario, cidade da província de Santa Fe, na Argentina, metade da frota de ônibus coletivos irá utilizar uma mistura de 25% de biodiesel no diesel, com a intenção de reduzir a contaminação ambiental do transporte e trazer valor agregado para a produção de soja.

A iniciativa foi apresentada em Buenos Aires pelo governador de Santa Fe, Miguel Lifschitz e outros funcionários provinciais e municipais, juntamente às câmaras empresariais de biodiesel e diretores de empresas de transporte e da indústria automotiva.

Segundo explicou o grupo, serão mais de 400 ônibus urbanos que irão fazer uso desse combustível, além de três ônibus que utilizarão o biodiesel em 100%. Estes veículos irão funcionar 24h por seis meses para que o comportamento do combustível nos veículos e o impacto ambiental sejam avaliados.

"É uma mudança de paradigma, porque mostramos para a cidade que a produção agropecuária tem um compromisso com a sustentabilidade", disse Alicia Ciciliani, ministra de produção de Santa Fe.

Se o projeto, denominado Bio Bus, obtiver sucesso, Santa Fe, que produz 80% do biodiesel da Argentina, irá propor ao Ministério de Energia a implementação desse sistema para o transporte urbano de passageiros, o transporte de cargas e para a geração de energia, o que deve ter um impacto positivo na cadeia de soja. 153,5 milhões de litros de diesel poderiam ser substituídos nessa equação.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log
StoneX mantém previsão de consumo de diesel B no Brasil em 2024, faz revisão para biodiesel