Vinícola gaúcha é responsável pelo Brandy mais antigo do Brasil 

Publicado em 20/01/2022 14:33
Com produto envelhecido há 47 anos, o destilado foi premiado com a Medalha Grand Ouro Spirits no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil 

A Valdemiz Vinhos Finos, localizada na Região dos Altos Montes da Serra Gaúcha, é a vinícola responsável pelo brandy mais antigo do Brasil, o Brandy XO. O produto foi destilado em 1975 e passou décadas em repouso. Atualmente soma 47 anos em seu processo de envelhecimento. A bebida também exibe o reconhecimento de sua qualidade, pois em 2021 foi premiado com Medalha Grand Ouro Spirits no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil. 

"O nosso Brandy XO é um destilado singular, não tem nada parecido no Brasil”, avalia Fernando Viezzer, enólogo e gerente comercial da vinícola. 

Como é feito um Brandy? 

A elaboração do brandy é feita a partir de uvas brancas, visto que o tanino das tintas pode interferir negativamente no resultado. Em algumas ocasiões, outras frutas são usadas para a produção. 

Após a finalização do vinho, ele segue para a destilação e retificação. A primeira e a última porção são eliminadas e o resultado utilizado é chamado de “coração”. A partir disso, se obtém um produto com qualidade superior, eliminando o álcool indesejado. 

Antes de ser engarrafado, a bebida precisa passar um tempo descansando em barricas, principalmente de carvalho, por pelo menos dois anos. Nesta etapa, o produto começa a ficar mais denso e começa a receber toques de sabor e aroma relacionados ao local de armazenamento. 

Brandy: uma bebida de história e curiosidades 

Durante as invasões islâmicas na Península Ibérica, no século XVIII, a destilação se tornou um processo comum para bebidas alcóolicas. Em um primeiro momento, o vinho era destilado para facilitar o transporte e como forma de preservar a bebida.  

Na Holanda, principal destino da bebida, ele foi batizado como “vinho queimado” (bradwijn) por um tempo. Além disso povos como os árabes, por exemplo, acreditavam que a destilação do vinho poderia transformá-lo em ouro. 

Assim como o whisky e a cerveja possuem certa familiaridade, o vinho tem certa proximidade com outra bebida: o brandy.  

Feito a partir da destilação do vinho, o brandy é uma bebida ideal para noites frias, já que tem teor alcóolico próximo a 40%. Também combina com aperitivos como nozes, queijos e embutidos e após as refeições, com chocolates e outros doces. 

O que muitos não sabem, é que apesar da semelhança, o brandy não pode ser considerado Cognac, isso porque, para ter tal denominação, as uvas utilizadas no processo devem ser cultivadas na França, em uma região específica. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conacredi Road Show, evento gratuito sobre crédito no agronegócio, será realizado em Londrina e Goiânia no mês de maio
Mistura de biodiesel será decidida em março, diz governo
Após estrear na Europa, maior evento de chocolate das Américas retorna à São Paulo 
Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 25/03/22
O que é clean label? Entenda o conceito que vem ganhando a preferência do consumidor na hora de comprar alimentos
Cargill amplia portfólio e lança Moedas de Chocolate Genuine em três sabores
undefined