Vazio Sanitário do algodão começa nesta sexat-feira em Minas Gerais

Publicado em 19/08/2010 11:48
Começa nesta sexta-feira, 20, o Vazio Sanitário do Algodão nas regiões Noroeste, Norte, Triângulo e Alto Paranaíba. A medida, que vai até dia 20 de outubro, é de caráter preventivo e visa proteger os produtores contra perdas na safra dos municípios de Uberaba, Uberlândia, Patrocínio,Patos de Minas, Unaí e Janaúba, principais produtores do algodão no estado.

A eliminação das plantas durante a vigência da norma é de responsabilidade dos produtores. Há exceção apenas para áreas de pesquisa científica, que devem solicitar prévia autorização ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O IMA tem a função de fiscalizar o cumprimento do vazio sanitário do algodão em todo o estado. O descumprimento da medida gera auto de infração e multa.

O vazio sanitário leva em conta a importância sócio-econômica da cultura do algodão para o estado e os prejuízos que a praga Bicudo do Algodoeiro ocasiona à economia, já que a manutenção de áreas permanentes e contínuas com o cultivo do algodão mantém o inseto ativo. A medida é fundamental dentro do manejo da praga, pois corta-se o período reprodutivo do inseto.

O vazio é de extrema importância pois há em Minas 14.785 hectares de área destinada ao cultivo de algodão. Só na safra de 2009 foram produzidas mais de 54 mil toneladas.

Fonte: IMA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Impactos de mudanças de Trump deverão ser mais sentidos na indústria de algodão dos EUA, do que pelo produtor Impactos de mudanças de Trump deverão ser mais sentidos na indústria de algodão dos EUA, do que pelo produtor
Algodão: Mercado de defensivos sobe 9%, para R$ 7,4 bilhões Algodão: Mercado de defensivos sobe 9%, para R$ 7,4 bilhões
Algodão/Cepea: Cultivo da nova safra avança; queda externa pressiona cotações domésticas
Algodão cai em NY com aumento da produção e das perspectivas de estoques pelo USDA
Algodão/Perspectiva Cepea: 2025 aponta novos desafios à cadeia produtiva
Algodão/Retrospectiva Cepea: Brasil se torna o maior exportador mundial em 2024