Brasil inicia eventos internacionais sobre algodão pela Índia

Publicado em 12/09/2024 15:34
Cotton Brazil Outlook ocorre nesta sexta (13) em Nova Déli. Seminário é realizado em parceria com a Embaixada Brasileira e a Wazir Advisors

O Brasil começa pela Índia o primeiro evento internacional do ano comercial 2024/25. O seminário Cotton Brazil Outlook ocorre nesta sexta (13), no hotel The LaLit New Delhi, às 10h, na capital Nova Déli. O seminário, promovido pelo Cotton Brazil pela primeira vez de forma presencial na Índia, é dirigido a empresários, investidores e lideranças governamentais inseridos na indústria têxtil indiana.

O Cotton Brazil é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) para promover o algodão brasileiro em escala global. O programa tem parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

Segunda maior consumidora de algodão no mundo, a Índia é um dos mercados prioritários do Brasil. Um dos objetivos do Cotton Brazil Outlook é mostrar como o algodão brasileiro pode contribuir para ampliar a competitividade da indústria têxtil indiana em escala global, com a oferta de um produto de qualidade com preços atrativos.

“Nos últimos anos, ampliamos nossa presença no mercado internacional com algodão cultivado com responsabilidade socioambiental. Mais de 80% da nossa safra tem certificação socioambiental e alto índice de qualidade. É uma pluma sem contaminação e 100% rastreável”, citou o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel.

No ano comercial 2023/24, que terminou em julho, o Brasil conquistou pela primeira vez o posto de maior exportador mundial de algodão, à frente dos Estados Unidos. O país sul-americano também se destaca por produzir 37% da oferta mundial de algodão certificado Better Cotton.

Entretanto, os brasileiros respondem por apenas 5% do pujante mercado indiano. De agosto de 2023 a julho de 2024, a Índia importou 8,09 mil toneladas de pluma brasileira – menos da metade do volume registrado no ciclo anterior (16,5 mil toneladas). Já no ciclo 2021/22, a importação foi de 21,8 mil toneladas. O maior volume de algodão comercializado entre Índia e Brasil foi em 2001/02: 34,1 mil toneladas. Em 2019/20, chegou a 32,4 mil toneladas. 

Durante o seminário, será apresentado o status atual da safra 2024/25 nas lavouras brasileiras. Projeções de exportação, indicadores e tendências também estarão em pauta. Além de executivos da Abrapa, o presidente da Anea, Miguel Faus, participa do evento.

O Cotton Brazil Outlook é um seminário direcionado a convidados e inclui uma sessão de perguntas e respostas. O evento é realizado pelo Cotton Brazil com apoio da Embaixada do Brasil em Nova Déli e em parceria com a Wazir Advisors.

Fonte: Abrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão cai em NY com aumento da produção e das perspectivas de estoques pelo USDA
Algodão/Perspectiva Cepea: 2025 aponta novos desafios à cadeia produtiva
Algodão/Retrospectiva Cepea: Brasil se torna o maior exportador mundial em 2024
Revisão de área plantada na Bahia puxa safra de algodão para cima, afirma StoneX
Após 2024 mais positivo do que o esperado, algodão tende a ter um bom 2025
Algodão/Cepea: Posição firme de vendedor garante avanço de preço neste final de ano
undefined