Chuva e frio prejudicam colheita de algodão em Paranapanema (SP)

Publicado em 14/06/2016 14:54

Devido à instabilidade climática na região de Paranapanema (SP), muitos agricultores afirmam que a colheita de algodão ficou prejudicada por conta da variação de temperatura neste primeiro semestre, além das chuvas constantes. De acordo com o engenheiro agrônomo Abel Rodrigues Simões Junior, que trabalha em uma fazenda com 160 hectares de algodão, a qualidade do produto e a colheita foram afetadas.

“A gente perde parte da colheita por apodrecimento e, quando chove, a casca do algodão umedece demais e a pluma vai saindo da cor branca para as cores creme e vermelha. Isso, associado à impureza, é o que determina a qualidade do produto”, fala.

Em Paranapanema (SP), 15 produtores rurais plantam algodão e fazem parte da cooperativa da classe. Segundo o presidente do órgão, Simon Johannes Maria Veldt, a produção diminuiu este ano, mas ele prevê que a produtividade aumente nos próximos anos.

“Colhemos 280 arrobas por hectare. A gente vem de um nível de produtividade acima de 300 arrobas por hectare nos últimos três anos. Agora, estamos em uma fase de definição de novas variedades e estamos com uma variação de 250 a 350 arrobas. Acredito que, nos próximos anos, voltaremos ao patamar acima de 350, que é uma produtividade muito boa”, afirma.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - SP.

Fonte: G1 - SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova rota Bahia-Ásia é comemorada pelos cotonicultores baianos
StoneX: Exportações de algodão ganham força, com expectativa de atingir 2,9 mi ton
Manejo eficiente de fungicida ajuda a combater casos atípicos de mancha alvo no sistema soja-algodão
Algodão: Importadores de algodão de oito países visitam fazendas e estruturas de beneficiamento e análise de pluma no Brasil
Algodão/Cepea: Exportações seguem atrativas ao longo da safra 2022/23
Algodão atinge mínima de quase 4 anos em NY com dólar forte e clima favorável nos EUA