Algodão: Menor liquidez no mercado da pluma no MT fez os preços caírem 0,4% na semana

Publicado em 01/03/2016 07:59

A última semana marcou a conclusão da semeadura dos 576,3 mil hectares estimados a receber algodão na safra 15/16 em MT. Há um ano, ainda havia pouco mais de 1% de área sem sementes. Com a sua conclusão, é possível afirmar que a semeadura teve algumas peculiaridades.

Ao ter o início marcado por atrasos, devido a problemas com o ciclo da soja, ela chegou a estar mais de 19 p.p. atrasada ante a safra 14/15. Entretanto, com a diminuição das chuvas, foi possível registrar grandes avanços semanais consecutivos, e a semeadura “entrou nos trilhos”, não só tirando o atraso ante os últimos anos, como registrando o término mais adiantado desde a safra 11/12.

Contudo, nesta última, a área de algodão primeira safra foi de 50,6%, enquanto na safra atual a estimativa é de 23,9%, mostrando que vem sendo viável aumentar a participação do algodão segunda safra, mesmo que acarrete uma menor janela ideal para semear. 

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bahia inicia plantio da safra 2024/2025 de algodão com perspectivas positivas
Algodão/Cepea: Negócios mantêm bom ritmo; preços recuam
Vazio sanitário do algodão, na Região 4 de Goiás, começa no domingo, dia 10
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024
undefined