Produção de algodão da China cairá para 5,6 mi t, diz governo

Publicado em 18/12/2015 16:59

PEQUIM (Reuters) - A China, maior consumidora de algodão do mundo, produzirá 5,6 milhões de toneladas da fibra em 2015, uma queda de 9,3 por cento ante o ano anterior, disse o National Bureau of Statistics da China nesta sexta-feira, responsabilizando uma diminuição da área semeada para a safra deste ano pelo recuo na produção.

O número é maior do que recentes estimativas de comércio, muitas das quais colocam a produção de algodão deste ano em menos de 5 milhões de toneladas após o clima ruim no verão reduzir a produtividade.

"Considerando o estoque e o fraco consumo doméstico (a produção caiu), não é grande coisa", disse um operador de algodão que espera que a safra total seja em torno de 4,5 milhões de toneladas.

A China tem um estoque estatal de quase 11 milhões de toneladas de algodão por causa de um esquema do governo de apoio aos produtores, que agora foi abandonado.

(Por Dominique Patton)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova rota Bahia-Ásia é comemorada pelos cotonicultores baianos
StoneX: Exportações de algodão ganham força, com expectativa de atingir 2,9 mi ton
Manejo eficiente de fungicida ajuda a combater casos atípicos de mancha alvo no sistema soja-algodão
Algodão: Importadores de algodão de oito países visitam fazendas e estruturas de beneficiamento e análise de pluma no Brasil
Algodão/Cepea: Exportações seguem atrativas ao longo da safra 2022/23
Algodão atinge mínima de quase 4 anos em NY com dólar forte e clima favorável nos EUA