Brasil precisa de novos químicos contra insetos
Além da baixa oferta, há temor entre especialistas que o maior uso de um mesmo produto aumente a resistência do inseto. No caso do controle da lagarta, a preocupação dos especialistas é bem menor, pois há à disposição 19 princípios ativos, além da soja BT que está a caminho e deve ser lançada em 2011. Mesmo assim, será um período de baque já que o endolsufan é um produto mais barato.
Apesar do cenário traçado, no Rio Grande do Sul, entidades representativas estão tranquilas. O secretário geral da Aprosoja, Laércio Pilau, disse que o endosulfan vem caindo em desuso entre os gaúchos nos últimos dois anos. "Cresceu a consciência de que é preciso usar agroquímicos menos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e também houve uma redução de oferta do produto no comércio."
A Farsul também não vê motivo para preparar os sojicultores para a troca. Segundo Elmar Konrad, que coordena um dos grupos técnicos da federação, esse trabalho já é desempenhado por assistentes técnicos da Emater e agrônomos contratados por empresas que realizam a venda destes produtos.