MS: Pequenos produtores ganham isenção de ICMS para aquisição de tratores

Publicado em 04/05/2010 14:59

O pequeno produtor sul-mato-grossense terá agora um novo incentivo para ampliar os investimentos na produção. Mato Grosso do Sul está inserido no Programa Nacional do Trator Popular do governo Federal - com isso, os agricultores familiares ficam isentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a aquisição de tratores de até 75 cv.
A decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária foi publicada nesta terça-feira (4) no Diário Oficial da União. Conforme a publicação, Mato Grosso do Sul integra uma lista de outros 17 estados e o Distrito Federal que já faziam parte do programa nacional.
Segundo o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Antônio Roldão, no Estado serão beneficiadas famílias produtoras que já fazem parte do Programa Mais Alimentos, realizado através de um convênio entre a agência estadual e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
“Através da parceria com a Anfavea os agricultores já têm um desconto de até 15% no valor dos equipamentos. Com esta isenção no valor do ICMS os tratores sairão com um valor aproximadamente 17% mais baratos. Eles saem para o produtor pelo valor de fábrica”, explica Roldão.
O diretor-presidente da Agraer reforça que o benefício será válido para os produtores inseridos na linha de crédito do Mais Alimentos. “Para ampliar este programa e fazer o benefício chegar a mais produtores, a Agraer – junto com os parceiros -, vai promover ainda este mês a Caravana Mais Alimentos. Estaremos com esta ação nas cidades de Dourados, Ivinhema e Campo Grande. A meta é financiar em torno de 300 tratores com este programa”, afirma.

“Investimentos como este, com foco na agricultura familiar, são valiosíssimos para um segmento que produz até 70% de tudo o que se consome pela população. É uma forma de catalisar recursos para promover o desenvolvimento da economia do Estado através da agricultura”, ressalta José Antônio Roldão.

Fonte: Pantanal News

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe forte em Chicago com previsão de clima seco na AMS ; já o café tem fechamentos opostos nas bolsas de NY e Londres Soja sobe forte em Chicago com previsão de clima seco na AMS ; já o café tem fechamentos opostos nas bolsas de NY e Londres
Boa produtividade e integração lavoura-pecuária são destaques nos dois primeiros dias de Expedição Safra Goiás Boa produtividade e integração lavoura-pecuária são destaques nos dois primeiros dias de Expedição Safra Goiás
Obras do entreposto da Castrolanda no Tocantins vão começar no primeiro semestre
Famato comemora marca de 50 tentativas de invasões de terra frustradas com Tolerância Zero
Janeiro é momento de decisão importante para o empregador rural produtor rural pessoa física
EUA garantem exportações fortes de carne bovina em janeiro enquanto feriado nos EUA e posse de Trump deixam commodities em compasso de espera