Bons volumes de chuva são previstos para fevereiro no Mato Grosso

Publicado em 09/01/2025 11:14
Precipitações previstas para fevereiro e março podem causar atrasos na colheita, mas são positivas para o plantio da segunda safra

A colheita de soja no Mato Grosso deverá se concentrar entre 26 de janeiro e 16 de fevereiro, conforme relatório da Consultoria Agro do Itaú BBA. O documento também destaca uma janela favorável para o plantio da maior parte da segunda safra no estado, considerada ideal entre 21 de janeiro e 18 de fevereiro.

Até agora, o clima tem favorecido o desenvolvimento da safra brasileira de verão, com projeções de uma colheita de soja em torno de 170 milhões de toneladas para o país. Apesar de um início irregular devido ao atraso das chuvas na região central, as precipitações retornaram na segunda quinzena de outubro, permitindo a recuperação do ritmo de plantio.

No Mato Grosso, maior produtor nacional, os agricultores aceleraram o plantio entre 18 de outubro e 1º de novembro, com mais da metade da área plantada nesse período. Esse ritmo concentrado resultou em uma maior necessidade de condições climáticas favoráveis durante a colheita para evitar atrasos.

No entanto, mapas climáticos indicam grandes volumes de chuva em fevereiro, especialmente no Mato Grosso, o que pode trazer desafios pontuais, como atrasos na colheita e dificuldades de transporte dos grãos.

Apesar disso, as chuvas previstas para fevereiro e março são vistas como benéficas para o plantio e desenvolvimento da segunda safra, consolidando a expectativa de uma janela produtiva positiva para a região central do Brasil. 

Fonte: Itaú BBA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bons volumes de chuva são previstos para fevereiro no Mato Grosso
Sistema FAEP critica novo corte no PSR e defende fortalecimento do seguro rural
Indonésia suspeita de óleo de palma virgem misturado às exportações de óleo de cozinha usado
Lista de janeiro dos produtos com bônus do PGPAF já está disponível
Com 5º melhor resultado de exportações em 2024, Paraná tem superávit de US$ 3,7 bilhões
EUA farão novo estoque de vacina para aves contra gripe aviária
undefined