Bons volumes de chuva são previstos para fevereiro no Mato Grosso
A colheita de soja no Mato Grosso deverá se concentrar entre 26 de janeiro e 16 de fevereiro, conforme relatório da Consultoria Agro do Itaú BBA. O documento também destaca uma janela favorável para o plantio da maior parte da segunda safra no estado, considerada ideal entre 21 de janeiro e 18 de fevereiro.
Até agora, o clima tem favorecido o desenvolvimento da safra brasileira de verão, com projeções de uma colheita de soja em torno de 170 milhões de toneladas para o país. Apesar de um início irregular devido ao atraso das chuvas na região central, as precipitações retornaram na segunda quinzena de outubro, permitindo a recuperação do ritmo de plantio.
No Mato Grosso, maior produtor nacional, os agricultores aceleraram o plantio entre 18 de outubro e 1º de novembro, com mais da metade da área plantada nesse período. Esse ritmo concentrado resultou em uma maior necessidade de condições climáticas favoráveis durante a colheita para evitar atrasos.
No entanto, mapas climáticos indicam grandes volumes de chuva em fevereiro, especialmente no Mato Grosso, o que pode trazer desafios pontuais, como atrasos na colheita e dificuldades de transporte dos grãos.
Apesar disso, as chuvas previstas para fevereiro e março são vistas como benéficas para o plantio e desenvolvimento da segunda safra, consolidando a expectativa de uma janela produtiva positiva para a região central do Brasil.