Importação de óleo vegetal pela Índia atinge máxima de 4 meses em novembro devido à demanda festiva

Publicado em 12/12/2024 08:22

Por Rajendra Jadhav e Rahul Paswan

MUMBAI (Reuters) - As importações de óleo vegetal pela Índia atingiram em novembro o maior nível em quatro meses, à medida que as refinarias aumentaram as compras de óleo de soja e de girassol, reabastecendo os estoques após a forte demanda da temporada de festivais, informou um importante órgão comercial na quinta-feira.

As importações de óleo vegetal do país em novembro subiram para 1,63 milhão de toneladas, um aumento de 10,4% em relação ao mês anterior, informou a Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA) em um comunicado.

O país, que é o maior importador de óleo comestível do mundo, comemorou os festivais Dussehra e Diwali em outubro e novembro, aumentando o consumo de doces e frituras.

As importações de óleo de soja aumentaram 19,3% em novembro, para 407.648 toneladas, e as importações de óleo de girassol subiram 42,5%, para 340.660 toneladas, informou a SEA.

As importações de óleo de palma do país caíram 0,4% em relação a outubro, para 841.993 toneladas, informou.

A Argentina tem vendido óleo de soja a preços muito competitivos nos últimos dois meses, levando a um aumento das importações da Índia, mas pressionando os preços locais da soja, disse B V Mehta, diretor executivo da SEA.

Os preços da soja estão sendo negociados abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo, de 4.892 rúpias por 100 kg, e provavelmente permanecerão sob pressão até que o fluxo de excesso de óleo de soja seja restringido, disse Mehta.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

Normalmente, o óleo de palma é comercializado com desconto em relação ao óleo de soja e ao óleo de girassol, mas atualmente está com um prêmio em relação a esses produtos concorrentes.

"O prêmio do óleo de palma está forçando as refinarias indianas a comprarem mais óleo de soja e de girassol. Poderemos ver uma queda acentuada nas importações de óleo de palma em dezembro", disse um negociante de Mumbai.

(Reportagem de Rajendra Jadhav, Rahul Paswan, Daksh Grover e Swati Verma em Bengaluru)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para CNA, norma que regulamenta trânsito de máquinas agrícolas em rodovias atende a uma antiga reivindicação do setor
Em novembro, IBGE prevê safra de 294,3 milhões de toneladas para 2024 e de 314,8 milhões de toneladas para 2025
Relações Brasil-Índia ganham força com visita de delegação indiana ao setor agropecuário brasileiro em Minas Gerais
Dólar recua mais de 1% ante o real com decisão do Copom e na espera de leilões
Sistema Famato empossa nova diretoria do Sindicato Rural de Sorriso
undefined