Adidos agrícolas e representantes do setor privado participam de rodadas de conversas promovidas pelo Mapa e pela ApexBrasil
Como parte da programação do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, que segue até sexta-feira (29), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério da Relações Exteriores (MRE), iniciaram nesta terça-feira (26) uma série de rodadas de conversas presenciais entre o setor privado e os 40 adidos agrícolas brasileiros, que atuam em 39 países. As rodadas contam com a participação dos 11 novos adidos designados, que assumirão seus postos no próximo mês.
Cerca de 40 associações de diversos setores - como proteína animal, grãos e cereais, industrial, sucroenergético, entre outros -, que representam cerca de 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, têm a oportunidade de apresentar suas demandas em mais de 400 rodadas de conversas com esses servidores.
Os adidos desempenham um papel fundamental na manutenção, ampliação e abertura de mercados no exterior. Além disso, está sendo realizada uma atualização sobre o status dos processos de negociação em cada um dos mercados onde eles atuam.
“Desde o início de 2023, conquistamos a abertura de 282 novos mercados no exterior com a colaboração de nossos adidos. As rodadas de negociações em curso prometem expandir ainda mais esse número. Sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, intensificamos uma escuta ativa com as diversas cadeias produtivas e intensificamos o diálogo internacional. Como resultado desse esforço conjunto, estamos impulsionando o aumento das exportações brasileiras e a inserção de novos produtos nos mercados internacionais”, declarou Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais.
Também participaram das boas-vindas aos adidos e entidades setoriais o chefe da Divisão de Promoção da Agricultura, do MRE, Durval Carvalho, os diretores da SCRI, Augusto Billi e Marcel Moreira, a coordenadora-geral de Gestão de Adidos Agrícolas, Carolina Eufemia Aquino de Sá, e a coordenadora do Agronegócio da ApexBrasil, Paula Caminha.