Embrapa agrega instituições em oficina para coordenação de ações de recuperação rural do RS

Publicado em 22/10/2024 13:55
Momento também será de apresentação dos resultados de diagnóstico realizado pela Embrapa a partir de uma série de vistas às regiões afetadas no Estado.

De 22 a 24 de outubro, representantes das sete Unidades da Embrapa do Sul do País participam da “Oficina Recupera Rural RS”, na Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS). O objetivo, primeiramente, é discutir os resultados de diagnóstico de danos realizado pela Embrapa e alinhar a atuação das Unidades e, após, discutir com instituições ligadas ao setor, em diferentes segmentos, competências para elaboração de um plano colaborativo de reconstrução. 

O encontro é resultado do projeto “Plataforma para Mitigação de Efeitos Climáticos Adversos na Agropecuária da Região Sul do Brasil para o enfrentamento das consequências das enchentes e das mudanças climáticas". Aprovada internamente no início de maio, a proposta acabou sendo direcionada à recuperação do Rio Grande do Sul em função das enchentes e da crise climática ocorrida na sequência, dando origem à iniciativa Recupera Rural RS.

Programação

Na terça-feira (22), voltada ao público interno, estão previstas apresentações das sete Unidades do Sul (Clima Temperado, Florestas, Pecuária Sul, Soja, Suínos e Aves, Trigo, Uva e Vinho) sobre suas respectivas ações até o momento, bem como contribuições das Unidades Solos (RJ) e Territorial (SP). À tarde, o jornalista da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Embrapa palestra sobre os resultados de trabalho recente sobre comunicação em projetos de pesquisa e, após, será realizada dinâmica de estímulo à cooperação entre as Unidades.

A quarta-feira (24) tem início com ato de abertura do evento. Na sequência, o pesquisador e coordenador da Plataforma, Ernestino Guarino, apresenta os resultados do diagnóstico elaborado pela Embrapa. O resto do dia será dedicado ao relato de uma diversidade de instituições sobre suas ações, capacidades e gargalos, que culminará no mapeamento de competências para coordenação de esforços interinstitucionais.

Por fim, na quinta-feira, a manhã será novamente fechada ao público interno, para elaboração preliminar de um plano de reconstrução, tendo em vista ações de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e de Transferência de Tecnologia e levando em consideração os relatos e contribuições das instituições presentes. À tarde, os representantes dessas instituições retornam para a construção coletiva de propostas para o plano Recupera Rural RS.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes
undefined