Liderança feminina, inovação e sustentabilidade estão no foco do 5º encontro nacional das mulheres cooperativas (ENCOOP)

Publicado em 18/10/2024 16:23
Evento apresenta temas em diversos segmentos do agronegócio, nos dias 19 e 20 de novembro, no resort Costão do Santinho, em Florianópolis/SC

Ano após ano, o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (Enmcoop) promove o protagonismo feminino no agronegócio e abre um espaço inédito para que mulheres que atuam nas mais variadas posições dentro das cooperativas do agronegócio tenham voz, compartilhem seus desafios e dores, e se preparem para novas oportunidades. Nos dias 19 e 20 de novembro, o evento será realizado no resort Costão do Santinho, em Florianópolis/SC, com uma agenda voltada para a capacitação, troca de experiências e fortalecimento da liderança das mulheres no setor.

"Este evento é uma oportunidade única de reafirmar o papel fundamental que as mulheres desempenham no agronegócio. A cada edição, vemos o impacto transformador que a presença feminina traz para o setor, seja na liderança de propriedades ou na gestão cooperativa", destaca Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta. O Enmcoop 2024 conta com patrocínio master da Mitsubishi Motors.

A edição de 2023 foi realizada dentro de um navio, onde mais de duas mil mulheres vivenciaram uma experiência única em alto mar. Para este ano, o Grupo Conecta, que organiza o evento, promete inovar mais uma vez ao receber essas mulheres em um resort conceituado no sul do país, região onde a presença de cooperativas do agronegócio é muito forte.

A 5ª edição do evento conta com mulheres do agro eleitas pelo público na internet para serem as ‘comandantes’, ou seja, para terem um papel de liderança antes e durante o evento, com vídeos especiais nas redes e divulgações sobre o que fazem em suas áreas de atuação no agro. Elas são de várias regiões do Brasil: Aucilena Moreno Simões de Freitas (Alvorada do Sul/PR), Sônia Bonato (Ipameri/GO), Laís Bervind (Engenheiro Coelho/SP), Patrícia Dias Baldo (Brasil Novo/PA), Malu Anchieta (Astorga/PR), Mariana Pereira Garcia Moreira (Lavras/MG) e Carla Rossato (Sertanópolis/PR).

Entre os temas principais que serão discutidos estão: o papel da mulher no cooperativismo e como as lideranças podem estabelecer parcerias rentáveis, além de debates sobre as oportunidades e perspectivas para o futuro das cooperativas. Outro ponto de destaque será a implementação de novas tecnologias, como a inteligência artificial no campo, e a importância da comunicação eficaz dentro das cooperativas para fortalecer a gestão. 

Questões essenciais como sucessão familiar, gestão financeira e a integração entre gestão de riscos, direito ambiental e ESG também terão espaço nas discussões, oferecendo uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que as mulheres enfrentam no agronegócio.

Dentre os destaques da programação estão o professor Gil Giardelli, palestrante de inovação, futuro e inteligência artificial; a advogada Samanta Pineda, especialista em Direito Ambiental; Paula Packer, Chefe-Geral da Embrapa Meio Ambiente; Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp; Simoni Tessaro Niehues, Conselheira administrativa da Cooperativa Lar; Fabíola Magalhães, Coordenadora da Comissão de Mulheres da Cooperativa Comigo; Rita de Bortoli, escritora e representante da Camisc; Maria José Cyrino, representante Comitê de Mulheres da Cooxupé; Luciano Tolon, gestão de eventos e cooperativismo Frísia; Carminha Missio, vice-presidente FAEB/SENAR, Conselheira Administrativa da Oilema e Diretora do Agro Santa Carmem; Marco Antonio dos Santos, sócio-fundador da Rural Clima, entre vários outros.

"A presença feminina no campo tem crescido e nosso objetivo é impulsionar essa participação cada vez mais. Queremos que mais mulheres assumam a liderança e se sintam capacitadas para inovar e contribuir com suas comunidades e o setor como um todo", reforça Luciana. 

Para 2025, o Grupo Conecta prepara o inédito CCA - Congresso Conecta Agro, que acontecerá em julho, em Campinas, com a proposta de unificar eventos e se transformar em um ecossistema de acesso ao mercado do agronegócio, inovação e oportunidades.

Fonte: Enmcoop

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agricultura pode ser o grande vencedor da COP 30, mas sem articulação pode ser um perdedor terrível, diz Roberto Rodrigues
Soja sobe forte com perdas nas safras de Brasil e Argentina; café também reage em NY
AO VIVO: Conexão Campo Cidade
Goiás fecha 2024 com recordes no agronegócio e consolida posição de destaque nacional e internacional
Dólar fecha quase estável ante real em dia de liquidez reduzida
Syngenta inaugura Polos de Tecnologia para impulsionar a inovação e a sustentabilidade no agronegócio brasileiro
undefined