CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (6), de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura.
O colegiado fez um balanço das ações promovidas nos últimos dois anos.
Durante a reunião, também foi abordada a construção de um Plano de Prioridades Estratégicas da Câmara para o próximo biênio, com medidas que visam o fortalecimento do posicionamento e governança do Ministério da Agricultura, fomento e incremento às pesquisas científicas e acadêmicas no setor, promoção de debates temáticos transversais de interesse das cadeias produtivas.
De acordo com a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, também foram apresentados ajustes e os próximos passos para atualização do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas (PNDF), com a qual o Sistema CNA/Senar apresentou contribuições. O PNDF tem o objetivo de aumentar a área de árvores cultivadas para fins comerciais e estimular as cadeias produtivas do setor.
Também foi apresentado o programa Floresta+Sustentável, que estabelece princípios e objetivos da Política Agrícola para Florestas Plantadas voltada às atividades de produção, processamento e comercialização dos produtos, subprodutos, derivados, serviços e insumos relativos às florestas plantadas.
O colegiado discutiu, ainda, a necessidade de manutenção de indicação de uso do tiametoxan na cultura do eucalipto, e o novo entendimento para cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) no setor.