Operação conjunta do Mapa, PRF e Ibama apreende 275 litros de agrotóxicos sem registro

Publicado em 03/07/2023 16:04
O produto apreendido pelos fiscais não possui registro no Mapa e nem autorização do Ibama

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu, na última quarta-feira (28), 275 litros de um agrotóxico encontrado em estabelecimento Comercial, no município de Limeira, no estado de São Paulo.

O produto apreendido pelos fiscais não possui registro no Mapa e nem autorização do Ibama e tem em seu rótulo a descrição de agrotóxico com ação desalojante, repelente, fungicida, nematecida e acaricia.

Os agrotóxicos ilegais, sem registro no Mapa, constituem risco para a agropecuária, pela ausência de procedência e eficácia do produto para o controle e combate às pragas; risco a saúde, pela exposição a ingredientes ativos e componentes desconhecidos, tanto dos usuários, durante a aplicação do produto, como dos consumidores de alimentos; e risco ao meio ambiente, pela exposição da fauna e da flora às substâncias químicas desconhecidas, que podem causar mortes ou danos graves ao equilíbrio ambiental.

A empresa foi autuada pelo Ibama pela prática de crime ambiental e pelo Mapa por produzir e comercializar o agrotóxico sem registro.

Incineração

Também como parte da fiscalização, o Ministério da Agricultura e Pecuária encaminhou para incineração cerca de 40 toneladas de agrotóxicos contrabandeados, falsificados e vencidos apreendidos em operações do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), em conjunto com as polícias civil, federal e rodoviária federal, no estado de Mato Grosso.

A inutilização dos produtos é prevista no Decreto 4.074/02, que regulamenta a Lei nº 7.802/89, e visa retirar de circulação produtos com marca comercial falsificada, agrotóxicos contrabandeados ou adulterados.

A destinação adequada foi feita com apoio da Croplife Brasil, em câmaras especiais com temperaturas superiores a 800º C que controlam emissões atmosféricas e evitam contaminação do ar, dos solos e de mananciais.

O valor estimado de prejuízo aos infratores foi avaliado em R$ 22 milhões de reais.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Grão Direto anuncia nova solução de IA para negociações de grãos via WhatsApp em evento sobre inteligência artificial no agronegócio
STF libera combate às chamas do teto de gastos do governo
Abertura de mercados no Canadá para exportação de feno e fibra de coco do Brasil
Confusão entre inventário de gases de efeito estufa e projeto de crédito de carbono ainda é gargalo para produtores aderirem optarem pelos créditos
Demanda da Índia por óleo vegetal deve crescer apesar do aumento de taxas de importação
Exportações do agronegócio somam mais de US$ 14 bi em agosto