Agropecuária: entenda como são definidos os valores desse setor tão importante no Brasil

Publicado em 28/10/2022 15:57

A agropecuária é, sem dúvidas, um dos setores mais importantes do Brasil, responsável por cerca de um terço do PIB do país e sua produção impacta diretamente na economia e na elevação dos preços. Mas, afinal, o que seriam as cotações agrícolas? Bom, basicamente, elas têm como principal objetivo fazer a definição dos preços desse mercado.. É importante ressaltar que esses índices são os responsáveis por influenciar em todos os âmbitos da economia e, por isso, eles fazem parte não somente da vida dos empresários e produtores rurais, mas de todos os brasileiros, direta ou indiretamente. 

Outro termo que também tem se tornado bastante conhecido, são as commodities. Elas estão dentro desse universo de cotações tanto agrícolas quanto pecuárias e precisam ser entendidas para que você possa estar a par do que está acontecendo nesse mercado. Por isso, caso você tenha interesse nesse assunto, leia o artigo que preparamos para você até o final e confira todas as dicas. 

 

 

Como é a definição das cotações agrícolas?

Em se tratando de definições de preços, é necessário saber que existem uma série de regras que devem ser cumpridas para que seja estabelecido o valor dos insumos agrícolas. O principal órgão responsável pelos índices das cotações agropecuárias é o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP), esse órgão faz parte da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, também conhecida como Esalq-USP. 

Nessa instituição existem quatro índices sobre o desempenho agrícola do país, são eles: o índice preços FOB em dólar, que também é conhecido como IPE, o segundo é o índice de voluma, que é denominado pela sigla IVE, o outro é o índice de câmbio efetivo do agronegócio, o IC e, por último, tem o índice de atratividade das exportações ou de preços reais, denominado por IAT. 

Dessa maneira, com todos esses índices e o trabalho do Cepea, torna-se indispensável o acompanhamento por parte dos trabalhadores e investidores que têm o campo como foco. Para analisar e ficar por dentro dos dados do mercado agropecuário no Brasil.


Commodities e as cotações agropecuárias no Brasil 
A palavra commodities tem origem inglesa e significa ‘mercadorias’ e ela é designada para as que se enquadram na categoria primária e/ou bruta. Um exemplo desse segmento é a cotação do café, da soja, do milho e do trigo, ou seja, todos esses casos se enquadram em commodities. 

Esse tipo de item pode ser negociado tanto no mercado nacional, quanto no internacional e ainda podem ser usados como moedas de troca para os investidores da Bolsa de Valores. Para calcular as cotações, é usada a unidade de medida tonelada, quilo ou até mesmo por sacas. Elas podem ser influenciadas pelo clima, o tempo para a colheita das culturas, a previsão sobre a produção anual, as movimentações que são realizadas de forma especulativa e os estoques daquele ano. Como se pode perceber, esse é um assunto muito importante para todos os brasileiros. 


 

Fonte: Agrofy

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Elisa Agro: práticas sustentáveis e uso eficiente da água para potencializar a produção agrícola
Conheça as cinco Fazendas mais usadas para atrair interessados em comprar propriedades rurais, chamadas ‘Boi de Piranha’
Articulado pela FPA no Legislativo, Autocontrole Agropecuário é regulamentado
Maduro pede telefonema com Lula sobre situação na Venezuela, diz fonte
MP não resolve problemas dos produtores gaúchos
Ovinocultura pagará menos imposto em SC