Mapa participa da VI Cúpula Cooperativas das Américas

Publicado em 25/10/2022 08:04
O evento tem o objetivo de construir acordos e compromissos que resultem em estratégias e orientações para promoção do cooperativismo nos próximos anos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/Mapa) participa da VI Cúpula Cooperativas das Américas organizada por cooperativas das Américas e todas as organizações associadas do Paraguai (Conpacoop, Concopar, Cooperativa Universitária, Fecoac, Fecopar, FCOMULP e Panal Seguros). O evento ocorre de 24 a 27 de outubro, em Assunção, no Paraguai. 

O objetivo da Cúpula é construir acordos e firmar compromissos que vão resultar em uma Declaração Final, visando promover mudanças que impactem as organizações cooperativas e suas comunidades. São esperados 1.200 participantes para debater, estudar e aprofundar os temas atuais, definir estratégias e orientações para os próximos quatro anos. 

Nesta edição serão discutidos e analisados três eixos: Identidade Cooperativista; Reativação e Integração Econômica; Sustentabilidade e Mudanças Climáticas. A programação também contará com encontros paralelos como um Fórum Comercial, um Fórum de Educação Cooperativa, o Encontro de Jovens e o VIII Congresso Continental de Direito Cooperativo. 

Concomitante à cúpula, acontece entre os dias 27 e 29 de outubro o VIII Congresso Continental de Direito Cooperativo, também na cidade de Assunção (Paraguai). A edição deste ano ocorre sob o lema “O direito cooperativo e a identidade cooperativa no pós-pandemia”. 

O congresso é destinado a profissionais do direito, pesquisadores, professores, magistrados, dirigentes e funcionários de cooperativas relacionadas ao tema. Para sua realização, conta ainda com o apoio de universidades, associações profissionais, entidades cooperativas e órgãos oficiais a elas relacionados. 

Para o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Márcio Cândido, a Cúpula é uma excelente oportunidade para debater os caminhos e firmar compromissos para promoção do cooperativismo em diferentes setores. “É crucial a necessidade de coordenarmos esforços entre as organizações cooperativas e órgãos públicos para o desenvolvimento de uma agenda global que fortaleça o movimento cooperativo”, avaliou.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Articulado pela FPA no Legislativo, Autocontrole Agropecuário é regulamentado
Maduro pede telefonema com Lula sobre situação na Venezuela, diz fonte
MP não resolve problemas dos produtores gaúchos
Ovinocultura pagará menos imposto em SC
Mudanças nas regras de óleo de palma da Indonésia não afetarão exportação, diz governo
Com apoio do governo do estado, produtores rurais se unem para asfaltar 58,4 km da estrada de Alto Horizonte